Como calcular porcentagem: guia prático para não errar!

Veja como calcular porcentagem em um passo a passo simples e prático.

Como calcular porcentagem: guia prático para não errar!

Saber como calcular porcentagem é fundamental para mandar bem no Enem e vestibulares, já que é um dos assuntos mais cobrados nas provas. Além disso, a porcentagem está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

O cálculo de porcentagem está presente desde a necessidade de resolver problemas matemáticos como regras de três e proporcionalidade até os cálculos de descontos, juros simples e compostos etc.

Se você precisa de ajuda para calcular porcentagem de um valor, chegou ao lugar certo! Aprenda com o nosso guia prático como realizar este cálculo de maneira simples e prática. Boa leitura!

Como fazer cálculo de porcentagem: passo a passo

Play video

Antes de mais nada precisamos compreender o significado do símbolo %. A porcentagem significa que em uma razão sempre o denominador será 100, ou seja, o termo “por cento” representa dividir um valor por 100. Veja o exemplo:

como calcular porcentagem de um valor

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500;

Divida o resultado obtido por 100. No exemplo, teríamos 17500/100 = 175.

Pronto! Você calculou 35% de 500, e o resultado foi 175.

exemplo de como calcular porcentagem

Como calcular porcentagem na calculadora?

Para calcular porcentagem na calculadora o processo fica ainda mais simples. Existem duas forma de realizar esse cálculo. Veja:

Digamos que você queira calcular 40% de 850. A primeira possibilidade para calcular porcentagem na calculadora é a seguinte:

1º passo: digitar o valor 850

2º passo: apertar o símbolo de multiplicação (x)

3º passo: inserir o valor percentual (40) e apertar o botão de porcentagem (%).

Pronto! Você terá o valor final de 340.

Uma outra forma para realizar o cálculo é simplesmente multiplicar o valor pela forma decimal do valor percentual, que no caso do nosso exemplo é 0,4. Assim temos:

40% de 850 = 850 x 0,4 = 340.

Viu como é simples?

Agora que você já sabe como calcular porcentagem quer aprender a calcular descontos, acréscimos, taxa percentual, e ficar afiado para o Enem? Acesse as videoaulas e exercícios em nosso site.

Vem pro Stoodi!

5 comments
  1. Eu trabalho há 19 anos em uma padaria qual valor real do meu quinquênio eu recebo 1800 atualmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *