Trigonometria no triângulo retângulo

Trigonometria no triângulo retângulo: conheça a sua definição, veja como usar e quais as principais características desse importante tema da matemática.

Trigonometria no triângulo retângulo

Triângulo retângulo é todo triângulo que tem um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90˚.

A trigonometria no triângulo retângulo estuda os casos de triângulos com ângulo interno igual a 90º. Nesse caso, o ângulo é classificado como reto.

O que é um triângulo retângulo

O triângulo retângulo é formado por catetos e hipotenusa.

Catetos: os lados adjacentes ao ângulo reto, podendo ser classificado em cateto adjacente e cateto oposto. O cateto adjacente é o que está “encostado” no ângulo. Já o cateto oposto, como o próprio nome já diz, é o que está “afastado” do ângulo.

Hipotenusa: a hipotenusa fica localizada no lado oposto ao ângulo reto. É o maior lado dentro de um triângulo retângulo.

Relações trigonométricas do triângulo retângulo

As razões trigonométricas são definidas pelas relações que existem entre os lados de um triângulo retângulo. 

Chamando a hipotenusa de H, o cateto adjacente de CA e o cateto oposto de CO, definimos as relações trigonométricas seno, cosseno e tangente com as seguintes razões:

Relações trigonométricas

Veja a aula introdutória sobre trigonometria no triângulo retângulo e mais algumas relações trigonométricas, com exemplos e exercícios resolvidos:

Não se esqueça de revisar os conteúdos de equações trigonométricasciclo trigonométrico também, ok? Ele é muito importante e frequente nos vestibulares.

Agora que você já está mais por dentro do assunto, que tal resolver uns exercícios de trigonometria no triângulo retângulo e também confira nosso resumo completo!

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e fique por dentro de todas as videoaulas e exercícios de matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *