Multiplicação com vírgula: Entenda tudo de maneira simples

Para realizar a multiplicação com decimais, basta realizar, primeiramente, a multiplicação normal dos dois números, como se não tivessem vírgula. Veja o exemplo abaixo.

Multiplicação com vírgula: Entenda tudo de maneira simples

Neste post vamos explicar como fazer multiplicação com decimais. É muito simples!

Para realizar a multiplicação com decimais, basta realizar, primeiramente, a multiplicação normal dos dois números, como se não tivessem vírgula. Ou seja, alinham-se os dois números pela casa da direita e inicia-se a multiplicação como se fossem números inteiros.

Após realizar a multiplicação, é só colocar a vírgula no lugar certo do resultado: o número resultante terá tantas casas decimais quanto forem a soma do número de casas decimais dos fatores.

Exemplo

Calcular o produto: 4,281 x 72,5
Primeiro, realizaremos o produto dos dois números desconsiderando as vírgulas, como se fossem dois números inteiros:

Multiplicação com decimais

Após obter o resultado da multiplicação, que neste caso foi 3103725, partimos para a colocação da vírgula. Os números que multiplicamos são:

  • 4,281: tem 3 casas decimais

  • 72,5: tem 1 casa decimal

Portanto, o resultado terá 3 + 1 = 4 casas decimais, ou seja, o resultado tem o número de casas decimais igual à soma das casas decimais dos números que estamos multiplicando. Portanto, o resultado desta multiplicação é: 310,3725.

Para aprender com exemplos estas e muitas outras operações fundamentais, acesse já o Stoodi e cadastre-se:

2 comments
  1. Tenho curso superior e já tinha esquecido como definir o local da vírgula na resposta de tanto tempo que eu não faço cálculos manualmente (só com a calculadora).
    Obrigado pelo conteúdo, me ajudou bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *