Isaac Newton e o poder de três frases

Você já imaginou a possibilidade de uma pessoa formular três frases e, com isso, revolucionar a ciência e, consequentemente, o futuro da humanidade? Pois foi exatamente isto que um homem chamado Isaac Newton fez. Nascido em Londres no ano de 1643, Newton viveu até o ano de 1727. Foi cientista,…

Isaac Newton e o poder de três frases

Você  já  imaginou a possibilidade de uma pessoa formular três frases e, com isso, revolucionar a ciência e, consequentemente, o futuro da humanidade? Pois foi exatamente isto que um homem chamado Isaac Newton fez. Nascido em Londres no ano de 1643, Newton viveu até o ano de 1727.

Foi cientista, químico, físico, mecânico e matemático, tendo descoberto diversas leis da física ao longo de sua vida, entre elas a Lei da Gravidade e as famosas Leis de Newton da Dinâmica.

Newton teria formulado sua ideia da Lei da Gravidade quando, ao sentar-se sob uma macieira, uma maçã teria caído sobre sua cabeça. Formulando três hipóteses que em nossos tempos modernos soam óbvias, Newton revolucionou o estudo dos movimentos e suas causas.

Estas três hipóteses, conhecidas como Leis de Newton da Dinâmica, fundamentaram um ramo da ciência chamado Mecânica Clássica. Tão forte foi sua influência neste campo do conhecimento, que a Mecânica Clássica também é chamada de Mecânica Newtoniana.

As três Leis de Newton são:

1. Lei da Inércia:Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”;

2. Princípio Fundamental da Dinâmica:A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.”;

3. Lei da Ação e Reação:A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade” ou “As ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

Quer aprender tudo sobre as Leis de Newton e suas aplicações? Acompanhe o nosso blog ou assista as aulas de Física no Stoodi, principalmente as aulas introdutórias do módulo de Dinâmica. Além da teoria, você  encontrará  exemplos e exercícios resolvidos típicos dos principais vestibulares do país. Bons Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *