Redação Fuvest: todos os temas dos últimos anos

Sabe como é a redação da Fuvest? Neste guia completo te mostramos quais foram os temas pedidos pelo principal vestibular do país nos últimos anos e ajudamos você a se preparar!

Redação Fuvest: todos os temas dos últimos anos

A redação é uma parte do vestibular que sempre tira o sono de boa parte dos candidatos. E não há fórmula mágica: para diminuir a ansiedade e chegar bem preparado para essa etapa da prova, a melhor recomendação é treinar a escrita.

Os diversos temas abordados nas redações da Fuvest e em outros vestibulares estão disponíveis na internet, e para ajudar na sua preparação, criamos uma lista com os temas que foram cobrados pela prova nos últimos anos.

Temas redação Fuvest

O exame da primeira fase da Fuvest acontecerá no dia 30/11 e a prova do Enem nos dias os dias 8 e 9/11. Até lá, você terá tempo suficiente para escrever redações teste e ir se adequando às regras de Gramática e estrutura de texto exigidas nos exames. Vamos aos temas?

Redação Fuvest 2014

O tema desse ano apresentou um texto traduzido do jornal britânico The Guardian sobre uma polêmica declaração do ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, em que ele disse que os “idosos deviam se apressar em morrer”, e propôs aos candidatos que elaborassem uma dissertação discutindo a situação dos idosos no mundo e no Brasil.

Redação Fuvest 2013 

O consumismo foi o tema da redação da Fuvest esse ano. O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as atuais relações de consumo e ilustrou a proposta com uma peça publicitária fictícia de um cartão de crédito que trazia imagens de um shopping center e o slogan: “Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X”.

Redação Fuvest 2012 

“Participação política: indispensável ou superada?”. Esse foi o tema da redação da Fuvest desse ano.

Redação Fuvest 2011

A proposta de redação desse ano foi “O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?”, e trazia quatro trechos de textos diversos para contextualizar o candidato.

Redação Fuvest 2010 

“Um mundo por imagens” foi o tema da redação do vestibular da Fuvest nesse ano. A proposta abordava a construção de imagens com cinco possibilidades: pessoas, fatos, livros, instituições e situações. Para elaborar a redação, o candidato deveria escolher apenas uma para ser tema do texto que iria redigir.

Redação Fuvest 2009 

Nesse ano a Fuvest cobrou conhecimentos sobre fronteiras de forma ampla, e o enunciado da proposta dizia: “Além do significado geográfico, físico, o termo “fronteira” é utilizado também em sentido figurado, especialmente quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc”.

Redação Fuvest 2008 

Grandes mudanças tecnológicas estavam ocorrendo nesse ano e os candidatos foram convidados a se posicionar a respeito do mundo digital e da quantidade de informações disponíveis na internet.

Redação Fuvest 2007 

A proposta de redação da Fuvest nesse ano teve uma abordagem quase poética e convidou os candidatos a dissertarem sobre a amizade. O enunciado foi: “A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas. (…) O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto?”.

Redação Fuvest 2006 

“Trabalho” foi o eixo central da proposta de redação da Fuvest nesse ano. O candidato teve que relacionar um texto sobre o conceito de trabalho, outro sobre as condições trabalhistas no mundo contemporâneo e um terceiro, sobre a obra artística.

Redação Fuvest 2005 

Nesse ano a banca examinadora da Fuvest solicitou aos candidatos uma posição sobre uma manifestação artística que questionava os obstáculos e as restrições cotidianas. O tema do ano foi: “A descatracalização da vida”.

Redação Fuvest 2004 

A Fuvest nesse ano pediu uma dissertação em prosa, na qual o candidato deveria apontar diferentes concepções do tempo abordadas na coletânea de textos. Depois ainda era necessário argumentar em favor de um dos conceitos, mostrando os motivos de sua identificação com um dos textos.

Redação Fuvest 2003 

“Com o apoio dos três textos apresentados, escreva uma dissertação em prosa, na qual você deverá discutir manifestações concretas de afirmação ou de negação da autoestima entre os brasileiros”, pedia a dissertação da Fuvest em 2003.

Redação Fuvest 2002 

A proposta de redação desse ano pedia uma avaliação da postura de pessoas que foram responsáveis por sua formação, como pais, professores, líderes religiosos e políticos, sugerindo que o vestibulando escrevesse com liberdade e crítica sobre os valores dessas pessoas.

Redação Fuvest 2001 

O crescimento do neonazismo e do neofascismo foi o assunto principal dos textos da coletânea da proposta de redação da Fuvest nesse ano, que ofereciam diferentes pontos de vista sobre o assunto. O vestibulando deveria tratar o assunto em uma dissertação.

Redação Fuvest 2000

A polêmica do momento neste ano era um projeto de lei do Congresso que regulamentava o uso de estrangeirismos, que é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. O candidato foi convidado a mostrar sua opinião sobre o assunto. Bom, deu pra perceber que os temas são muito variados e podem surpreender a cada ano. Mesmo assim, estudar as redações que já caíram nos vestibulares é um bom treino para quem está se preparando para um vestibular.

Com os temas já cobrados, é possível tomar contato com o formato de proposta de cada banca examinadora. Para se preparar ainda melhor, você pode indicar o texto aos amigos e trocar as redações de teste com eles para que vocês possam se avaliar. Essa é uma boa maneira de estudar redação em grupo. Bons estudos!

Quer se preparar para a Fuvest, Enem e principais vestibulares do país com o melhor conteúdo disponível? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todo o material produzido pelos nossos professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *