ATUALIDADES | Recorde as principais notícias do mês julho

O Stoodi ajuda você a lembrar quais foram os fatos mais importantes do mês, olha só: 1. Israel intensifica ataques na Faixa de Gaza No início do mês de julho, Israel deu início a uma ofensiva militar na Faixa de Gaza em reação ao aumento de foguetes disparados pela organização…

ATUALIDADES | Recorde as principais notícias do mês julho

O Stoodi ajuda você a lembrar quais foram os fatos mais importantes do mês, olha só:

1. Israel intensifica ataques na Faixa de Gaza

No início do mês de julho, Israel deu início a uma ofensiva militar na Faixa de Gaza em reação ao aumento de foguetes disparados pela organização Hamas. Entre 8 de julho e 2 de agosto, o número de palestinos mortos chegou a 1.665, sendo 296 crianças e adolescentes. Do lado israelense, 59 pessoas morreram, três eram civis.

2. Míssil derruba avião comercial sobre território ucraniano

Avião Ucraniano Malasya Airlines

No dia 17, um avião da companhia aérea Malaysia Airlines que viajava de Amsterdã, na Holanda, para Kuala Lumpur, na Malásia, foi abatido por um míssil disparado por separatistas ucranianos que enfrentam o governo central. O desastre vitimou as 298 pessoas (283 passageiros e 15 tripulantes) que estavam bordo. Cem delas eram cientistas que participariam de um congresso sobre Aids.

3. Epidemia de ebola na África Ocidental

Epidemia de ebola na África Ocidental

Surto do vírus ebola matou mais de 700 pessoas em Guiné, Libéria e Serra Leoa. Para conter a migração do vírus, vários governos africanos fecharam aeroportos para controlar a entrada e saída de pessoas das regiões afetadas. Os sintomas da doença são febre intensa, dores musculares, vômito e diarreia, podendo chegar a hemorragias e falência dos órgãos. Transmitido pelo contato com o sangue e secreções, o vírus pode matar os infectados em poucos dias.

4. Alemanha conquista o quarto título mundial de futebol

Alemanha Copa Brasil 2014

Após 31 dias, terminou a Copa do Mundo realizada no Brasil. A final aconteceu entre Alemanha e Argentina, no dia 13 de julho, com vitória do time germânico por 1 a 0 no estádio do Maracanã (RJ). Foi a primeira vez que uma seleção europeia conquistou o título nas Américas. Ainda nas semifinais, os alemães haviam derrotado a seleção brasileira por 7 a 1. Esse resultado foi considerado a pior derrota da história do escrete canarinho.

5. Mês de luto na literatura nacional

Ariano Suassuna
Ariano Suassuna

17/07 – Morreu de embolia pulmonar, aos 73 anos, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. Autor de obras consagradas como Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro, ele teve diversas obras adaptadas para o cinema e para a TV, como Deus é brasileiro e O sorriso do lagarto. Ocupava a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. 19/07 – O escritor e educador mineiro Rubem Alves faleceu aos 80 anos por falência múltipla de órgãos. Escreveu sobre educação, teologia e filosofia, e é de sua autoria obras infantis como A pipa e a Flor e A volta do pássaro encantado. 23/07 – Paraibano, radicado em Pernambuco, Ariano Suassuna faleceu aos 87 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Fundador do Movimento Armorial e autor de obras como O auto da compadecida e O romance d`a pedra do reino, foi um defensor da cultura nordestina.

Dica Stoodi: é importante ler jornais e revistas diariamente para ficar por dentro do que acontece no mundo. Lembre-se de que as atualidades sempre caem nas provas. Para contextualizar cada acontecimento, use a internet a seu favor: pesquise e faça anotações. No fim de cada mês, reserve um tempinho para rememorar os fatos mais marcantes. Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *