20 músicas que ajudam na concentração para os estudos

Playlist chamada “Não perca a concentração” está disponível no spotify Foto: Reprodução – Portal IOB Concursos Para quem vai encarar uma prova concorrida como a de um vestibular, estudar sob um silêncio sepulcral nem sempre é a melhor ideia. O defensor desta tese é o especialista em memorização e coach da…

20 músicas que ajudam na concentração para os estudos

Playlist chamada “Não perca a concentração” está disponível no spotify

Para quem vai encarar uma prova concorrida como a de um vestibular, estudar sob um silêncio sepulcral nem sempre é a melhor ideia. O defensor desta tese é o especialista em memorização e coach da SouGenius, Felipe Lima.

“Se na hora da prova houver barulho, o aluno sofrerá bastante para conseguir se concentrar em meio aos ruídos”, diz Lima. Uma dica é adquirir o hábito de estudar ouvindo música e, assim, se adaptar, desde a preparação, a ambiente que já contém ruído.

Além de se acostumar à sonoridade do ambiente, a música ajuda no processo de memorização. “A maior parte das pessoas toma um susto quando ouve essa minha recomendação, mas em 16 anos de experiência acompanhando alunos de todas as áreas, percebo que estudar ouvindo música traz benefícios excelentes para a modulação da frequência mental e o estímulo da concentração”, afirma o coach.

O estudante deve optar por um gênero musical que lhe agrade para, desta forma, fluir e se concentrar nas atividades. Os gostos e as reações aos estímulos sonoros variam entre as pessoas. “Tente variar com músicas que tenham instrumentos diferentes. Vale tentar até com aquelas que, além dos instrumentos, tem voz”, diz Lima.

Em relação ao volume, geralmente, o mais indicado é que seja baixo, quase que inaudível, segundo o especialista. “Mas isso também é variável. Recebo depoimentos de alunos que estudam ouvindo música com um volume alto e que conseguem excelentes resultados nos estudos com isso”, diz.

O especialista sugeriu 20 músicas que auxiliam na concentração e o portal da revista Exame montou uma playlist no spotify chamada “Não perca a concentração”. Separe os livros e bom estudo.

Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *