Conheça a estrutura da prova do ITA e dicas para ser aprovado no vestibular 2016

Número de vagas disponíveis foi reduzido de 170 para 140 Com a abertura das inscrições para o vestibular do ITA no início do mês, a Universia Brasil conversou com o coordenador da turma ITA do Cursinho Poliedro Thiago Cardoso da Costa para entender melhor o funcionamento da avaliação e fornecer dicas…

Conheça a estrutura da prova do ITA e dicas para ser aprovado no vestibular 2016

Número de vagas disponíveis foi reduzido de 170 para 140

Foto: Reprodução/ Portal São Carlos em Rede

Com a abertura das inscrições para o vestibular do ITA no início do mês, a Universia Brasil conversou com o coordenador da turma ITA do Cursinho Poliedro Thiago Cardoso da Costa para entender melhor o funcionamento da avaliação e fornecer dicas para os estudantes que sonham em cursar Engenharia nessa instituição de ensino.

O vestibular do ITA é dividido em quatro etapas de provas, que neste ano serão nos dias 15, 16, 17 e 18 e dezembro, sendo que as matérias cobradas em cada um deles são, respectivamente, Física, Português e Inglês, Matemática e Química. Segundo o coordenador, as provas de exatas contêm 20 questões objetivas e 10 dissertativas, enquanto Português tem 20 objetivas além da redação.

Já na parte de Inglês, o foco ao longo dos 20 exercícios de múltipla escolha é a interpretação de texto. Em relação à redação, Costa afirma que não existem grandes diferenças se comparada a outros vestibulares como a Fuvest. A dissertação é o tipo textual exigido, sendo que “sempre têm textos de apoios e propostas bem fechadas”.

 Costa afirma que “o aluno precisa se preparar muito bem para ter velocidade e raciocínio para enfrentar essa prova”. Complementa que “não existem tantas diferenças em relação aos assuntos abordados no Ensino Médio, mas o nível de exigência e a criatividade das questões requerem muito do aluno. Além disso, alguns tópicos extrapolam o conteúdo convencional”.

Este ano, o número de vagas disponíveis foi reduzido de 170 para 140, aumentando ainda mais a quantidade de candidatos por vaga e, consequentemente, dificultando ainda mais o ingresso no ITA.

 Pela experiência que tem com este vestibular, Thiago Costa conta que “hoje é muito raro o aluno sair do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola tradicional e já entrar no ITA”, devido à dificuldade das provas. No ano passado, o pior desempenho dos candidatos aprovados foi na prova de Física, sendo que a média foi de 55,2%.

Critérios de desclassificação do ITA

Uma particularidade deste vestibular em relação a outros são os critérios de desclassificação dos candidatos, que existem tanto no processo de inscrição como na realização da prova em si. Diferentemente das outras avaliações, somente os candidatos que tenham até 23 anos até o dia 31 de dezembro de 2015 podem se inscrever no vestibular.

 Considerando os processos eliminatórios referentes às provas, o primeiro deles é a prova de Inglês, que segundo a explicação do coordenador, “não conta na média final do aluno, mas é eliminatória”. O candidato precisa acertar 8 questões ou mais para não ser eliminado, ou seja, no mínimo 40% da avaliação.

Há, também, uma classificação dos estudantes com base na somatória de testes que eles conseguiram acertar em Matemática, Química, Física e Português. Costa explicou que “ não é eliminado por acertar menos que um valor determinado, apenas tem que ficar entre as vagas disponíveis”. Isto é, para que a prova discursiva seja corrigida, é feito um ranking, no qual se selecionam as 560 melhores notas.

A partir dessa correção, os candidatos que não obtiverem 40% de acerto nas provas de Matemática, Física, Química e Português, levando em conta as questões objetivas e discursivas, serão eliminados. Assim, será criado um ranking com as melhores notas e serão divulgados os aprovados. “O ITA selecionará os 140 primeiros colocados no vestibular, independentemente da modalidade de engenharia escolhida como primeira opção”, ou seja, essas pessoas entrarão na opção que escolheram durante o período de inscrições.

As inscrições para o vestibular estão abertas desde o início de agosto e termina no dia 15 de setembro. (LINKAR)

Como se preparar para o vestibular

Pensando na dificuldade do vestibular do ITA, o coordenador Thiago Cardoso da Costa forneceu algumas dicas para os alunos que estão se preparando para buscar a aprovação ao final do ano. Para ele, é essencial que o estudante “monte um planejamento de estudos, consultando o programa de matérias disponível no site do ITA”.

Confira a seguir quais tópicos levar em conta para que você consiga criar esse roteiro e ter um bom desempenho na prova:

 1 – Fazer provas de anos anteriores

Ao realizar exames anteriores, o coordenador acredita que se torna possível para o candidato “conhecer o modelo da prova, entender como ela funciona e simular o tempo que levará em cada questão”. O mínimo indicado por ele é realizar os últimos 5 anos do vestibular.

 2 – Treinar

Costa sugere “fazer muito exercício e buscar simulados de alto nível que realmente exijam tanto quanto o ITA precisa fazer parte do planejamento”.

 3 – “Preparo mais homogêneo possível”

Ele comentou que “a tendência é estudar muito as exatas e acabar deixando de treinar redação e estudar de inglês. O candidato tem que equilibrar bem os estudos para apresentar um bom desempenho em todas as disciplinas”. Caso o contrário, ele alerta: “a aprovação pode ser comprometida pelo baixo desempenho em alguma das matérias”.

Texto de autoria: Universia Brasil – Giuliana Saringer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *