Professor Dimas conta quais são os assuntos recorrentes do exame

Faltam exatamente 60 dias para o ENEM e agora é a hora de fazer as revisões. Desta forma, nosso professor de história, Dimas, contou os assuntos mais pedidos durante as edições passadas. “Não é uma previsão, mas olhando o histórico do ENEM têm alguns assuntos recorrentes”, introduz.

Uma coisa que o aluno deve ter em mente é que essa prova cobra menos história geral e mais sobre história do Brasil. Portanto, o professor sugere atenção em assuntos como a Era Vargas, a ditadura militar e o golpe de 64.

O ENEM sempre cobra questões associada à escravidão. “Pode ser desde o tráfico negreiro até a abolição”, comenta Dimas. Outro tema que a prova costuma contar com pelo menos uma questão é sobre índios.

O professor afirma que esse tipo de prova enfatiza as passagens. Por exemplo, “quando vai terminar o Brasil colonial e entrar o Brasil independente: tem a chegada da família real portuguesa e abertura dos portos”, eles adoram cobrar isso.

Seguindo essa lógica no caso das matérias de história geral, o ENEM sempre possui alguma questão sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Como a estrutura da prova requer a habilidade do aluno associar temas, “pode ser que apareçam questões de história em paralelo com filosofia”, finaliza.

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!