Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,…

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é

Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.

A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo, porque cada pessoa possui um modo de aprendizagem. Por exemplo, grifar as partes mais importantes do texto e montar uma tabela com as principais informações não provocam o mesmo efeito para um determinado estudante.

Porém, isso não quer dizer que exista uma prática mais eficiente que a outra. Isso quer dizer que os estudantes são subjetivos e devem procurar qual dinâmica corresponde melhor ao seu organismo.

Modos de assimilação de conteúdo

Em primeiro lugar, o aluno precisa identificar como assimila conhecimento para, então, descobrir qual é a melhor forma de estudo.

Existem pessoas auditivas que precisam ouvir a matéria para entrar na linha de raciocínio – são esses estudantes que memorizam as informações através de ditados.

Reconhecendo essa habilidade, o aluno pode gravar aulas e escutá-las com frequência. Outra dica importante é realizar as leituras em voz alta, sempre que possível.

No caso dos estudantes visuais, a imagem torna-se o elemento de maior destaque para a aprendizagem. Desta forma, eles assimilam conteúdo com gráficos, tabelas, fórmulas e marcações.

O uso de canetas fluorescentes pode ser uma boa, mas deve ser feito com moderação para que cérebro entenda qual é a parte de maior relevância.

Por fim, existem as pessoas cinestésicas – aquelas que assimilam conteúdo por meio de atividades práticas. Esse tipo de estudante deve escrever (e passar a limpo) toda a matéria para guardar na memória, além de resolver exercícios.

Como esse aluno faz associações por conta dos movimentos, procure assistir aulas mais dinâmicas, em que os professores alternem a modulação de voz.

Agora que você já descobriu qual o seu tipo de aprendizagem, aproveite as dicas e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *