Regras da crase: 8 dicas para escrever corretamente

A língua portuguesa já é complexa, com a mudança da norma ortográfica ficou ainda mais fácil se confundir. Para melhorar a comunicação escrita, a dica de hoje é sobre crase A crase é um fenômeno que ocorre quando juntamos a preposição “a” com o artigo “a”. Por exemplo: A aluna…

Regras da crase: 8 dicas para escrever corretamente

Regras da crase – A língua portuguesa já é complexa, com a mudança da norma ortográfica ficou ainda mais fácil se confundir. Para melhorar a comunicação escrita, a dica de hoje é sobre crase.

A crase é um fenômeno que ocorre quando juntamos a preposição “a” com o artigo “a”. Por exemplo: A aluna foi (a + a) à escola.

Um ponto que devemos destacar é que ela só existe antes de palavras femininas. Como a crase é a fusão da preposição com o artigo “a” (a + a = à), nenhuma palavra masculina empregará a crase – pois será acompanhada do artigo “o” (a + o = ao)

Para ficar mais fácil identificar se existe crase na oração, listamos algumas regras da crase:

8 Regras da crase:

1. Se você estiver na dúvida se a frase possui ou não o acento, inverta para um termo masculino similar. Desta forma, você pode conferir se é necessário o uso da preposição ou se só aparece o artigo. Por exemplo:

Atentas às modificações/ Atentos aos processos
Agradeci a população brasileira/ Agradeci o povo brasileiro


2. A segunda regra refere-se aos nomes geográficos. Nessa situação, substitua a preposição “a” pelo termo “para”. Todas as vezes que tiver artigo depois da preposição (e formar “para a”) é necessário indicar a crase. Por exemplo:

Foi à França/ Foi para a França
Foi a Curitiba/ Foi para Curitiba


3. A combinação de outras preposições com o artigo “a” (para a, na, da, pela, com a) indica se há crase. Não é necessário que a frase alternativa tenha o mesmo sentido da original nem que a regência seja correta. Exemplos:

Emprestou o livro à amiga/ Emprestou o livro para a amiga
Chegou à Espanha/ Chegou da Espanha
À falta de/ Na falta de/ Com a falta de

4. Toda vez que os termos “aquela, aquele, aquelas, aqueles, aquilo, aqueloutro” (e derivados) forem acompanhados da preposição “a”, evidencia-se o fenômeno:

Cheguei àquele (a + aquele) lugar/ Vou àquelas cidades./ Não deu importância àquilo


5. A quinta dica é referente a horários. Deve-se indicar a crase toda vez que citarmos horas determinadas. Por exemplo:

Chegou às 8 horas/ Saiu às 10 horas/ Entrou às 15 horas


6. A crase se faz presente nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas “às pressas, às vezes, à risca, à noite, à direita, à esquerda, à frente, à maneira de, à moda de, à procura de, à mercê de, à custa de, à medida que, à proporção que, à força de, à espera de”. Por exemplo:

Saiu às pressas/ Vive à custa do pai/ Estava à espera do irmão/ Serviu o filé à moda da casa.


7. Também indicamos a crase quando a oração tiver locuções que indicam meio ou instrumento, como “à bala, à faca, à máquina, à chave, à vista, à venda, à toa, à tinta, à mão, à navalha, à espada, à queima-roupa, à fome (matar à fome)”. Por exemplo:

Morto à bala/ Escrito à tinta/ Pagamento à vista/ Produto à venda

Observação: Neste caso não se pode usar a regra prática de substituir a por ao.


8. O oitava regra é sobre o uso do acento indicando crase antes dos relativos “que”, “qual” e “quais” quando o “a” puder ser substituído por “ao”. Exemplo:

Eis a moça à qual você se referiu (equivalente: eis o rapaz ao qual você se referiu)
Com informações do Manual de Redação do Estadão

Dicas de Gramática

Agora trazemos um exemplo de aula de Gramática que podemos te proporcionar!

Neste vídeo, temos a honra de contar com um dos renomados professores da nossa marca Stoodi, especialista em trazer clareza e profundidade aos temas mais desafiadores.

Prepare-se para uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente, onde os conceitos serão desvendados de forma acessível e interessante.

Leia também:

Como usar a crase em nome de locais?

Regras simples para não errar o uso da crase

Crase: dicas para escrever corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *