5 melhores faculdades de direito do mundo

O ranking teve como base três principais indicadores: reputação acadêmica, reputação do empregador e o impacto produzido pelas pesquisas publicadas Gosto pela leitura é necessário para esse profissional de direito, pois a rotina é cheia de leituras e consultas à códigos. Foto: Podval Todos os anos, os principais rankings internacionais publicam uma…

5 melhores faculdades de direito do mundo

O ranking teve como base três principais indicadores: reputação acadêmica, reputação do empregador e o impacto produzido pelas pesquisas publicadas

Gosto pela leitura é necessário para esse profissional de direito, pois a rotina é cheia de leituras e consultas à códigos. Foto: Podval

Todos os anos, os principais rankings internacionais publicam uma lista com as melhores universidades do mundo. No entanto, para algumas disciplinas específicas – como é o caso do Direito – é bom observar que esses rankings já podem vir de forma individualizada. Com isso, os candidatos conseguem identificar com muito mais facilidade quais são as principais escolas em excelência na sua área de estudo.

Seguindo esta tendência, o grupo QS publicou recentemente um top 5: as melhores instituições de direito do mundo. A análise teve como base três principais indicadores: reputação acadêmica, reputação do empregador e o impacto produzido pelas pesquisas.

As melhores faculdades de direito do mundo estão em universidades norte-americanas e inglesas. Harvard lidera, seguida da Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford, Yale e NYU. A surpresa ficou no 8o lugar, com a australiana Universidade de Melbourne.

Vale lembrar, no entanto, que o processo de admissão para uma law school é bastante diferenciado, a começar pelo fato de que, no exterior, fazer um curso de Direito significa realizar uma pós-graduação.

Veja, a seguir, detalhes das cinco universidades melhor classificadas e entenda por quê elas estão no topo da lista:

Universidade de Harvard. Foto: wikipedia
Foto: reprodução/divulgação

Harvard Law School: localizada em Cambridge/MA, a HLS foi fundada em 1817 e é a mais antiga escola de direito dos EUA. Seu portifólio oferece mais de 400 cursos, seminários e grupos de pesquisa. A força da universidade é visível no dia a dia, na qualidade dos professores (são mais de 100 titulares e outros cerca 150 que anualmente visitam a escola) e na internacionalização de seus estudantes, que vem de mais de 70 países. Na última década, aproximadamente ¼ dos ministros da Suprema Corte Norte Americana se formaram na HLS.

Universidade de Cambridge. Foto: Letters from uk
Foto: reprodução/divulgação

Universidade de Cambridge/UK: localizada em Cambridge/UK, a University of Cambridge Faculty of Law conta com 24 professores titulares, seis professores assistentes e mais de 70 professores visitantes vindos do mundo inteiro. A universidade oferece cursos jurídicos que abrangem quase todas as áreas da legislação do Reino Unido, bem como leis de outros países (especialmente europeus). Isso sem falar no direito europeu comunitário, direito internacional público e privado, direito romano, filosofia jurídica e criminologia. Os egressos da Faculty of Law tendem a se tornar figuras proeminentes no cenário acadêmico, no Judiciário, e na advocacia. Dentre seus ex-alunos de destaque estão dois ex-presidentes do Tribunal Internacional de Justiça, dois ex-juízes do Tribunal de Justiça Europeu e vários membros do Supremo Tribunal do Reino Unido.

Oxford University. Foto: site oficial Oxford
Foto: reprodução/divulgação

Oxford University/UK: Com dois cursos no mestrado (Bachelor of Civil Law e Magister Juris), a Oxford Faculty of Law tem alunos de diversos países, o que propicia um enriquecimento social e de opiniões bastante intenso. Na universidade estão alguns dos melhores professores e pesquisadores do mundo.

Yale University. Foto: yale-paris.edu
Foto: reprodução/divulgação

Yale University: é um ambiente de excelência educacional graças a seus renomados professores, às suas turmas pequenas, às diversas oportunidades durante a prática jurídica e ao vínculo estreito com os vários níveis de governo ao redor do globo. Embora pequena, seu impacto é medido pelo sucesso de seus ex-alunos: Presidentes dos Estados Unidos e juízes da Suprema Corte, docentes em escolas de direito ao redor dos EUA e no mundo, CEOs de indústrias variadas, fundadores de organizações não-governamentais e outras entidades sem fins lucrativos, empresários, funcionários de governos federais, estaduais e municipais do sistema judiciário.

NYU Law School. Foto: blogs.law.nyu.edu
Foto: reprodução/divulgação

NYU Law School: a NYU Law é uma potência intelectual. Em seu quadro encontram-se 103 professores, 329 cursos, 11 áreas de estudo, mais de 30 centros e 85 organizações estudantis. A universidade teve um papel de liderança na introdução de mudanças que redefiniram a educação jurídica e serviu, muitas vezes, como modelo para outras escolas. Recentemente, a faculdade lançou iniciativas, dentre as quais se destacam: NYU no Exterior; um núcleo de prática jurídica localizado em Washington/DC, um curso de orientação profissional que tem como objetivo tornar os alunos ainda mais competitivos no mercado de trabalho e um programa de liderança financeira. 

Leia mais: Conheça o que faz um profissional do direito

Fonte: Portal Na Prática. Este artigo foi orinalmente publicado em Estudar Fora, o portal de estudos no exterior da Fundação Estudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *