Aprenda (ou não) português ouvindo música sertaneja

8 músicas sertanejas com erros da língua portuguesa Você curte sertanejo? Manda bem na língua portuguesa? Se as duas respostas forem sim, você encontrará alguns erros de português nas músicas abaixo. A partir dos deslizes, aprenda e relembre algumas funções da língua portuguesa:   O erro de concordância de número…

Aprenda (ou não) português ouvindo música sertaneja

8 músicas sertanejas com erros da língua portuguesa

Você curte sertanejo? Manda bem na língua portuguesa? Se as duas respostas forem sim, você encontrará alguns erros de português nas músicas abaixo.

A partir dos deslizes, aprenda e relembre algumas funções da língua portuguesa:

O erro de concordância de número (uso do singular e do plural) é o mais presente nas músicas de viola. O Fernando e o Sorocaba são campeões nesse quesito. Sabemos que “as minas pira” e que eles andam “pegando as top”, mas não custa nada falar direitinho, né?

Fernando e Sorocaba – O que “ce” vai fazer?

As razões que me impedem de estar com você vai além de te amar, vai além do querer”

Fernando e Sorocaba – As mina pira

“As mina pira”

Fernando e Sorocaba – Deixa falar

“Pegando as top”

Mas eles não são os únicos. O cantor Nivaldo Batista Gusttavo Lima também dá uma bela escorregada quando fala para morena sobre seus cabelos

Gusttavo Lima – Refém

“Só esses cabelos pretos me faz bem”

Nem o sertanejo de raiz escapou dessa. O Trio Parada Dura está certíssimo quando pede a sua amada que esqueça seu telefone e não os ligue mais. Afinal, ninguém merece ser o remédio do tédio de ninguém, muito menos quando seus amores não lhe satisfazem mais.

Trio Parada Dura – Telefone mudo

“Porque já estou cansado de ser o remédio pra curar o seu tédio, quando seus amores não lhe satisfaz

No momento em que o Leandro e Leonardo escreveram a música Entre Tapas e Beijos era tanta emoção que eles não pouparam palavras para descrever. Aí é que está o perigo de cometer o pleonasmo. Cuidado!

Leandro e Leonardo – Entre tapas e beijos

“Se me manda ir embora, eu saio pra fora

O Henrique e o Juliano mandaram muito bem em pedir que cuidem dela, mas isso não justifica a falta de concordância no imperativo na frase. Cuide (você) bem dela e não se esqueça: ela gosta que reparem no cabelo dela.

Henrique e Juliano – Cuida bem dela

Cuida bem dela! Você não vai conhecer alguém melhor que ela”

Por fim, nossa última dica é sobre concordância nominal. A música Suíte 14 vem dominando as listas das mais tocadas, mas dói os ouvidos quando eles imaginam “nós dois se amando”. Nós podemos nos amar, ok?

Henrique Diego e Mc Guimê – Suíte 14

Nós dois se amando e a lua por testemunha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *