Sessão ou seção: qual o certo?

Três dicas para você não se confundir mais A língua portuguesa tem muitos termos parecidos. Eles podem ser tanto no modo de falar, quanto no de escrever. Esse é o caso das palavras sessão, seção e cessão. Elas são foneticamente idênticas, mas possuem significados bem diferentes – ou seja, são…

Sessão ou seção: qual o certo?

Três dicas para você não se confundir mais

A língua portuguesa tem muitos termos parecidos. Eles podem ser tanto no modo de falar, quanto no de escrever.

Esse é o caso das palavras sessão, seção e cessão. Elas são foneticamente idênticas, mas possuem significado diferente – ou seja, são palavras homônimas.

Você já ficou em dúvida de quando usá-las? Confira três dicas e entenda o sentido correto de cada termo:

CONTEÚDO DESTE POST

Sessão

A palavra sessão é usada sempre que indique um período de tempo.

Por exemplo: uma pessoa vai para a sessão de cinema, depois participa de uma sessão de fisioterapia e o pagamento é feito por sessão.

Seção

Já o termo seção, diz respeito a uma repartição, uma divisão ou um departamento.

Por exemplo: quando vou ao shopping fazer compras com meus pais, a seção preferida da minha mãe é a dos sapatos. Já eu prefiro a seção de roupas teen e meu pai curte a seção de livros.

Cessão

Por fim, a palavra cessão deve ser usada no sentido de conceder, doar, transferir.  Ela vem do latim “cessio” e significa o ato de ceder.

Por exemplo: a escola confirmou a cessão dos livros para os alunos carentes e lançou uma campanha para cessão de uniformes que não servem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *