Unicamp também perde posições. Ao todo, Brasil conta com 17 instituições de ensino no levantamento

Brasil não fica nas 200 melhores posições, mas é o país com maior número de universidades da América Latina Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP e a Unicamp caíram no World University Rankings 2015-2016, avaliação das melhores universidades, segundo a revista britânica Times Higher Education (THE).  O resultado foi divulgado na última quarta-feira, em Londres.

O ranking que geralmente elege as 400 melhores universidades do mundo, nessa edição dobrou o número e reuniu as 800 melhores instituições de ensino superior de 70 países. Com isso, o levantamento trouxe mais 15 universidades brasileiras.

A partir da 200ª posição, a colocação do THE passa a ser por grupos. Nos anos 2012-2013, a Universidade de São Paulo esteve entre as 200 melhores. Porém, nesse ano a USP aparece na faixa das 251º-300º. Já a Unicamp, a segunda instituição de ensino superior brasileira citada pela pesquisa, desceu do bloco 301º-350º para ficar entre as 351º-400º posições.
 


 

A grande campeã é o Institute of Technology (Caltech) pela quinta vez seguida. Ela é localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. No TOP 10 estão 6 universidades americanas, 3 do Reino Unido e a ETH Zurich da Suíça, a novidade dessa edição.

A avaliação analisa o número de citações de pesquisa, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização. 

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!