Textos no formato ENEM apresentam situações problema e esperam a solução do candidato

 

Elaborar o texto cada vez melhor para o ENEM é um fator importantíssimo, visto o peso que a redação recebe no exame. Pensando nisso, a monitoria de redação dessa semana abordou as principais dificuldades na construção de um texto formato ENEM.

A primeira dica refere-se ao título, “o aluno deve saber que o título não é obrigatório, mas é preferível que os textos o possuam”. Ao incorporá-lo, os candidatos conseguem antecipar as informações que serão apresentadas no decorrer do texto, explica a professora.

Como a estrutura da redação do ENEM é dissertativa-argumentativa, apresentar argumentos concretos e pertinentes é uma forma excelente de transmitir a posição (e evitar que o aluno “fique em cima do muro”). A professora sugere que sejam apresentados dados estatísticos, casos divulgados pela mídia e exemplos concretos que comprovem o embasamento daquele ponto de vista.

Ela identifica, também, um erro recorrente dos vestibulandos: “citações não são autoexplicativas”. Não é porque um teórico respeitado ou alguma pessoa influente fez uma declaração que esse material pode ser simplesmente jogado no texto.

De acordo com ela, os alunos precisam exercitar e fazer os links durante o texto. Cada ideia deve levar a outra ideia, cada parágrafo deve corresponder de forma lógica ao próximo parágrafo e assim sucessivamente.

É recomendável que o aluno apresente uma solução para a problemática exposta no tema da redação. A ausência dessa “saída” é outra lacuna facilmente encontrada nos textos. Como já foi explicado na dica Como tirar 1.000 na redação do ENEM, ela possui forte apelo social e espera do candidato uma resolução para seus problemas. Identificá-lo, apenas, não garantirá um bom desempenho.

Por fim, é muito comum que o candidato esqueça de citar os meios de efetivação dessas ações e mencione somente os agentes e as ações. “Se o aluno se atentar para esses detalhes, as dificuldades serão vencidas e as notas serão maiores”, finaliza. 

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!