Por que dia 12 de outubro é dia das crianças?

A data é mais comercial do que muitos imaginam, mas possui um objetivo nobre

Por que dia 12 de outubro é dia das crianças?

A data é mais comercial do que muitos imaginam, mas possui um objetivo nobre

Está chegando aquele dia que o doce é liberado antes do almoço, que os shoppings ficam lotados de crianças com muita energia em busca de seus brinquedos e que as pessoas comemoram postando (mais) fotos da infância nos seus perfis do facebook. Está chegando o dia das crianças.

No Brasil, essa data é comemorada no dia 12 de outubro. Mas alguém sabe por quê?

Relatos indicam que aconteceu uma grande coincidência: o dia 12 de outubro também é a data que Cristóvão Colombo descobriu as Américas (em 1492) e as chamou de “continentes crianças”. Mas não é exatamente por isso que a data ganhou tanta relevância.

Depois de um tempo que o deputado federal Galdino do Valle Filhou criou a data comemorativa (1924), a Estrela, marca de brinquedos, resolveu lançar uma campanha e fazer uma promoção junto à Johnson & Johnson para apresentar a boneca “Bebê Robusto” ao mercado.
Valeu Estrela
“valeu Estrela”
Ela fez tanto sucesso que outras empresas aderiram o dia para fazer parte de suas estratégias de venda. Foi, então, a partir da década de 60 que o dia ganhou tanta expressão e as pessoas passaram a comemorar.

No dia 12 de outubro também é comemorado no Brasil o dia de Nossa Senhora Aparecida, razão do feriado nacional. Já no mundo, o dia das crianças é reconhecido em 20 de novembro.

De acordo com a ONU, a data é celebrada com o objetivo de conscientizar e lutar contra a exploração infantil.


“Aooo molecada, dia das crianças chegou!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *