Entenda o que o vestibular da Unicamp espera de você

10 dicas para o aluno mandar bem na prova Foto: Reprodução Unicamp/Silvia Meira   Um dos mais concorridos vestibulares está bem próximo: quase 78 mil candidatos vão concorrer a um pouco mais de 3 mil vagas para estudar na Unicamp durante o dia 22 de novembro. A instituição apresenta 70…

Entenda o que o vestibular da Unicamp espera de você

10 dicas para o aluno mandar bem na prova

Foto: Reprodução Unicamp/Silvia Meira
 

Um dos mais concorridos vestibulares está bem próximo: quase 78 mil candidatos vão concorrer a um pouco mais de 3 mil vagas para estudar na Unicamp durante o dia 22 de novembro. A instituição apresenta 70 opções de graduação e um tipo de prova peculiar.

A universidade busca recrutar alunos com um perfil bem específico. Eles devem saber se comunicar em todo ambiente, com os mais diferentes de público e fazer conexão entre os assuntos discutidos. Versatilidade é a palavra: falar sobre tudo e com todos.

Para isso, a instituição preza por estudantes atualizados. Essa dica pode ser aproveitada principalmente na produção das duas redações: os textos não costumam seguir uma estrutura e direcionamento engessado. Sendo assim, todo repertório cultural e conhecimento acadêmico é válido. Leva vantagem aqueles que leem jornais, revistas, livros, assiste filmes, séries, palestras e outros.
 

Como é a prova?

O vestibular da Unicamp possui duas fases com provas de todas as áreas de conhecimento. Além dessas fases, tem também as provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

A 1ª fase é obrigatória para todos os candidatos e constitui uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 90 questões múltipla escolhas – cada uma delas tem quatro alternativas. O tempo máximo da prova são cinco horas e o tempo mínimo de três horas e meio.

A convocação para a 2ª fase é realizada por curso. Primeiramente, são chamados os candidatos que optaram pelo curso na 1ª opção. Essa parte do processo seletivo possui três dias de provas, com questões dissertativas.

17/01 – Prova de Redação (composta por duas propostas de texto), questões de Língua Portuguesa e Literatura.
18/01 – Prova de História, Geografia e Matemática.
19/01 – Prova de Química, Física e Biologia.

Cada uma das provas contém 6 questões – exceto a redação. Cada questão vale até 4 pontos e cada texto vale 24 pontos. Nesse caso, o candidato possui no máximo quatro horas para resolver a prova e no mínimo duas.

As provas de habilidades específicas serão realizadas entre os dias 25 e 28 de janeiro, com a exceção da prova de música que já aconteceu.
 

Foto: Reprodução Blog O Professor Conectado
Foto: Reprodução/Divulgação

Dicas para a prova

• Chegue com uma hora de antecedência ao local de prova

• Letra ilegível pode anular a redação. Desta forma, tome cuidado com a caligrafia e com as rasuras

• Na 1ª fase, o candidato deve documento de identidade original, caneta preta de material transparente, lápis, borracha, régua e compasso.

• Já na 2ª fase, o aluno deve levar todos os materiais citados e uma foto 3×4 tirada em 2015 com seu nome e número de inscrição anotados no verso.

• O candidato que quiser levar o celular deve guardá-lo desligado dentro de uma embalagem fornecida pela Comvest.

• É proibido levar qualquer aparelho eletrônico, relógio digital, lenço, boné, chapéu, lapiseira, caneta marca texto e corretivo líquido.

• Administre bem o seu tempo e não esqueça que nesse período você deve resolver as questões e transcrevê-las nos espaços indicados.

• Vista-se com roupas leves e confortáveis

• Leve água, chocolates e outros alimentos para comer durante a prova

• Se você utilizar o rascunho, escreva a resolução completa no espaço indicado para a resposta, pois eles não serão considerados – atenção: é necessário mostrar os cálculos e raciocínios utilizados nas provas de Química, Física e Matemática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *