Como o Apartheid pode cair no Vestibular?

Questões do ENEM, Unesp e FGV testam os conhecimentos dos alunos sobre o regime segregacionista ocorrido na África do Sul Nelson Mandela lutou contra o Apartheid e foi presidente da África do Sul. Foto: Reprodução portal Gedap    O Apartheid foi um regime segregacionista impostos pelos brancos na África do…

Como o Apartheid pode cair no Vestibular?

Questões do ENEM, Unesp e FGV testam os conhecimentos dos alunos sobre o regime segregacionista ocorrido na África do Sul

Nelson Mandela lutou contra o Apartheid e foi presidente da África do Sul. Foto: Reprodução portal Gedap 

O Apartheid foi um regime segregacionista impostos pelos brancos na África do Sul durante o ano de 1948 até o início da década de 90. Por meio de leis, os negros e mestiços foram desconsiderados cidadãos e privados de alguns direitos como: casamento entre as raças, circulação e habitação nas mesmas áreas que os brancos.

Nelson Mandela, Desmond Tutu e Steve Biko foram grandes personalidades de resistência que lutaram contra essa política de Estado. Para entender melhor, assista à aula e confira a sugestão de filme dessa semana que aborda o tema.


Como esse assunto aparece nos vestibulares:

(UNESP 2010) No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

a) prevaleceu durante toda a história independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sul-africanos.

b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos.

c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.

d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições políticas.

e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações interraciais no país.

Gabarito: C
(FGV) De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:

a) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra.

b) Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.

c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.

d) Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras.

e) Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.

Gabarito: C
(ENEM 2013) Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página – não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.

Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: https://td.camara.leg.br. Acesso em 17 dez. 2012 (adaptado).

No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado

a) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.

b) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.

c) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.

d) estagnacionista, que disseminava a pauperização social.

e) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

Gabarito: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *