6 dicas para se concentrar durante a Fuvest

Começar pelas questões mais fáceis é uma estratégia para administrar melhor o tempo

6 dicas para se concentrar durante a Fuvest

Começar pelas questões mais fáceis é uma estratégia para administrar melhor o tempo

 

A professora Karina já havia contado algumas dicas de como se organizar para a Fuvest. Agora, ela ensina como se concentrar durante a prova. Confira:

1. Se perceber a ansiedade aumentando, principalmente aquela que nos acomete nos minutos iniciais, respire lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Observe o abdômen se expandir com a inspiração e “empurre” o umbigo contra as costas durante a expiração, bem devagar. Alguns minutos desse exercício restituem a tranquilidade.

2. Leia cuidadosamente cada questão. Sem pressa.

3. Comece pelas questões mais fáceis, depois faça as intermediárias e, por último, as mais difíceis. Além de ganhar tempo, isso ajuda a manter a autoconfiança. Se não souber uma questão, pule-a e deixe-a para o final.

4. Alongue-se durante a prova, na cadeira mesmo: estique as pernas, alongue braços, rotacione pescoço e punhos. Levante-se ao menos uma vez, para favorecer a circulação sanguínea.

5. Passe as respostas para o gabarito com muita atenção. Se puder, comece a passar antes, a cada dez ou quinze questões resolvidas.

6. Imagine-se a única pessoa na sala. Ignore o que fazem os demais; se respondem rápido, se saem cedo, se parecem nervosos, se ficam até o fim… Não se preocupe com a velocidade e concentre-se na sua prova. Nem sempre quem sai primeiro tem o melhor desempenho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *