Professor ensina como evitar pegadinhas na Fuvest

Diferente do ENEM, prova de inglês da Fuvest é pouco interpretativa

Professor ensina como evitar pegadinhas na Fuvest

Diferente do ENEM, prova de inglês da Fuvest é pouco interpretativa

 

Está chegando o maior vestibular do país e nós do Stoodi não poderíamos deixar de te dar uma ajudinha a mais para se sair bem nessa. O professor Marcelo, de Inglês, traz aqui alguns comentários e dicas sobre este vestibular tão disputado.

O vestibular de Inglês da FUVEST possui características muito próprias há alguns anos e, por isso, algumas armadilhas são frequentes.

A banca geralmente escolhe textos de temas bastante atuais, temas sobre os quais você leu ou viu em TV durante o ano. Isto, por um lado, pode te ajudar e, ao mesmo tempo, te prejudicar demais. A FUVEST muitas vezes cria uma alternativa que é um fato real acerca daquele tema, mas a informação não está presente no texto.  Isto então torna a alternativa errada. Sendo assim, a prova trouxe um tema que você domina? Ótimo! Isto vai ser útil para te ajudar a compreender o texto, mas NUNCA para localizar a resposta correta.

O vestibular de Inglês da FUVEST é quase nada interpretativo. Erra o candidato que, para escolher a resposta correta, lê todo o texto e segue esse raciocínio de “bem, lendo o texto como um todo, consigo concluir que a alternativa x é a correta”. A prova de inglês não espera que você tire conclusões, faça inferências, nada disso. Como então resolver a prova de inglês? Simples! Leia a questão e descubra o ponto-chave, indique o ponto central da questão. Volte ao texto e procure pela frase exata que fala sobre isso. Este é o trecho a ser trabalhado. A resposta correta é quase que uma tradução literal desta frase do texto. Sem muitas interpretações, sem muitas reflexões.

E com relação à gramática? Bem, nas últimas sete edições do vestibular da FUVEST, tivemos apenas uma questão com foco em gramática. Isso então reduz a quase zero as chances de termos uma questão gramatical.

No mais, uma última dica: a prova de Inglês possui 5 questões há muitos anos, e nunca havia uma resposta repetida. Mas nos últimos dois tivemos repetição de alternativas corretas no gabarito oficial (por exemplo, duas alternativas B como corretas dentre as 5 questões). Não fique então esperando que a prova force um gabarito “desenhado”, com uma resposta para cada alternativa.

Boa prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *