O que faz um profissional de Relações Públicas?

​O RP cuida da imagem da empresa, traça estratégias de fortalecimento da marca e resolve possíveis contratempos

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O RP cuida da imagem da empresa, traça estratégias de fortalecimento da marca e resolve possíveis contratempos


 

A escolha vocacional é uma decisão muito importante para a vida de um estudante. Não que ela seja irrevogável, mas encontrar um curso que você se identifique, faz toda a diferença no dia a dia. Para isso, nada melhor do que tirar todas as dúvidas e explorar as possibilidades.

Você sabe, por exemplo, o que faz um profissional de Relações Públicas? Se você tem facilidade em resolver problemas e é considerado uma pessoa comunicativa, leia com atenção: essa carreira pode ter tudo a ver com você.

O profissional de RP é responsável por transmitir uma imagem positiva de seu cliente – seja ele uma pessoa física ou uma empresa – e cuidar da relação entre o ele e seu público. Quem faz relações públicas deve promover e divulgar informações que contribuam para o fortalecimento da marca e resolver possíveis contratempos.

O aluno que se interessar por essa carreira vai estudar muito as áreas de comunicação e administração. Durante os 4 anos de curso, serão abordadas algumas disciplinas como: política da comunicação, estudos de mídia, pesquisa de opinião pública, marketing e outras.

No dia a dia, o relações públicas deverá traçar algumas estratégias e poderá atuar tanto na comunicação externa (clientes e fornecedores da marca), como na comunicação interna (funcionários da empresa). É muito comum trabalharem em agências de comunicação, assessorias de imprensa, promotoras de eventos, ONGs e grandes corporações.

Sai na frente no mercado de trabalho a pessoa que tiver jogo de cintura e um perfil carismático. É muito importante ter conhecimento de outros idiomas, fora o português. Confira as principais universidades, segundo o portal Guia do Estudante:

Universidade Federal do Amazonas (Ufam)      
Universidade do Estado da Bahia (Uneb)           
Universidade Salvador (Unifacs)            
Universidade Federal de Goiás (UFG)  
Universidade Estadual de Londrina (UEL)           
Universidade de Caxias do Sul (UCS)    
Universidade Feevale (Feevale)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *