E aí, vai assistir o quê? O que é isso companheiro?

Filme retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, na ditadura militar

E aí, vai assistir o quê? O que é isso companheiro?

Filme retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, na ditadura militar

A sugestão dessa semana é o filme “O que é isso Companheiro? “. Ele mostra como foi o sequestro do embaixador americano, Charles Burke Elbrick, realizado pelos grupos guerrilheiros MR-8 e ANL, durante a Ditadura Militar no Brasil.

Dirigido por Bruno Barreto e interpretado por grandes nomes da televisão brasileira, como Fernanda Montenegro, Pedro Cardoso, Cláudia Abreu, Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães e muitos outros, o longa foi publicado em 1997 e recebeu indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em no ano seguinte.

Apesar dos dois grupos militantes terem orientação política de esquerda e lutarem pelo o fim da ditadura militar em função da implantação do socialismo no Brasil, é o Movimento Revolucionário 8 de Outubro, MR-8, que ganha destaque no filme.
Filme aborada o sequestro do embaixador dos EUA pelo MR-8

Seus integrantes invadiam casas milionárias e assaltavam bancos para arrecadar recursos e ganhar visibilidade nos jornais do país – que no período enfrentavam forte censura. O dinheiro arrecadado era destinado às compras de armas e outros instrumentos.

Eis que tiveram uma ideia: “e se sequestrássemos o embaixador dos Estados Unidos? Assim, o mundo olharia para o Brasil e pressionaria as forças militares”.  Pois foi o que aconteceu.

Baseado no livro de Fernando Gabeira, a história é contada através de uma visão interna, já que o escritor fazia parte do grupo e participou dessa missão. O sequestro ocorreu no início de setembro de 1969, no Rio de Janeiro.

O MR-8 impôs algumas condições para libertação de Charles Elbrick. A primeira delas foi a troca por 15 presos políticos integrantes do grupo – que foram exilados para o México. A segunda foi a publicação de um manifesto escritos pelos guerrilheiros que destacavam os crimes praticados pelos militares nos principais jornais e outros veículos de comunicação da época.

Para entender o contexto em que o episódio aconteceu, assista as aulas de ditadura no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *