Cursinho online ou presencial?

Conheça as vantagens de cada modelo de estudo.

Cursinho online ou presencial?

Este texto é para você que vai prestar o vestibular, quer se preparar, mas ainda não sabe como. Qual é o melhor: cursinho pré-vestibular online ou presencial? Muitas pessoas têm essa dúvida.

A verdade é que os dois modos de estudo têm seus prós e contras. Levando isso em consideração, cabe ao aluno analisar qual modelo se adapta melhor a sua rotina. Aqui, vamos te apresentar quais as vantagens de desvantagens de cada forma de estudo, tendo certeza que você termine de ler sabendo que vai tomar a melhor decisão!

Vale lembrar que tanto o presencial, quanto o online, pode apresentar cursos de maior qualidade ou mais “fracos”. Antes de escolher onde e como estudar, faça uma pesquisa prévia e escute opiniões dos usuários.

Vantagens de um cursinho online

Estudar em um cursinho pré-vestibular online é com certeza a melhor opção se vocês estiver pensando em benefício/custo. São os cursinhos mais baratos e você possui todo o conteúdo que teria em um cursinho presencial. Além disso, é ideal para quem prefere ter uma flexibilidade maior nos horários de estudo.

Os cursinhos online valem mais a pena para aqueles que são muito disciplinados, pois o estudante precisará ter muito foco e determinação.

Geralmente, os sites que oferecem esse tipo de serviço deixam à disposição dos alunos um cronograma bem específico do conteúdo que será abordado durante o ano, dessa forma, o aluno pode separar um tempo maior para se dedicar às matérias que tem dificuldade.

Gratuito

Entre as principais vantagens de se estudar pela internet é a possibilidade de uma série de conteúdos gratuitos. Com tantos vídeos e textos por aí, é fácil você complementar seus estudos por meio deles.

Mas não se engane! O problema de plataformas de estudo gratuitas é que elas não organizam para o aluno um plano de estudos adequado e nem as matérias de maneira selecionada para o aluno.

Por isso, boas opções de cursinhos online são aqueles que podem ser cobrados, mas que possuem preços especiais, que cabem no bolso de um estudante.

Confiável

Um cursinho online pode ser muito mais barato que um cursinho presencial, mas será que ele é tão bom quanto?

Os cursinhos online podem oferecer todos os conteúdos que um presencial oferece, por meio de videoaulas, exercícios, resumos, Ebooks, dicas de estudo, e muitos outros itens completamente essenciais para sua aprovação. Além disso, diversos alunos estudaram apenas pela internet e foram aprovadas em grandes universidades do Brasil!

Há cursinhos online que possuem tanta certeza de que são bons, que devolvem o dinheiro do aluno se ele passar em uma universidade pública! Estes, sim, são os de maior confiança!

Flexível

A grande vantagem de estudar por um cursinho online é a flexibilidade que ele proporciona ao aluno.

Você pode adaptar seus horários de estudos para aquele período em que você rende mais, seja ele em período integral ou de forma fragmentada. É ideal para aqueles que pretendem trabalhar também.

Ainda sim, o estudante contará com mais conforto – poderá estudar em casa, na biblioteca ou no lugar de sua preferência, sem ter que pegar trânsito ou algo do tipo. Basta o aluno ter bastante autonomia para saber escolher o melhor ambiente e o melhor horário para si.

Independente

Se você é do tipo de pessoa que estuda muito melhor sozinho, concentrado no seu material de estudo, o cursinho online é ideal para você!

Como o estudo por meio da internet acaba sendo muito individual, é normal que o conteúdo esteja direcionado somente para você.

Contudo, a opção de estudar online pode te dar a possibilidade de criar grupos de estudos por meio do Facebook ou Whatsapp, dando o acesso sempre que você necessitar, sem te tirar do foco de seus estudos individuais. Além disso, diversos cursinhos online dão espaço para um plantão de dúvidas, garantindo suas perguntas respondidas!

Desvantagens de um cursinho online

A desvantagem de um um curso pré-vestibular é válida somente se você não for um a pessoa disciplinada e precisa de uma atenção extra quando o assunto é concentração.

Para cada tipo de pessoa, há uma maneira de estudar. Para algumas, o método tradicional de um professor, presencial, explicando a matéria, ainda é o que melhor satisfaz. Veja quais os momentos em que um cursinho presencial pode fazer a diferença:

Quando escolher um cursinho presencial?

1. Dificuldade em estabelecer rotina

Em um cursinho online é necessário que você tenha o hábito de estudar, diariamente ou, pelo menos, quase todos os dias. É necessário que o aluno estabeleça um período de sua rotina voltado para os estudos e, um outro, em que consiga ter seus momentos de lazer, de maneira equilibrada.

Para isso, é necessário concentração e determinação por parte do aluno.

É completamente natural que esta não seja uma característica presente em muitos alunos, mas é extremamente importante que ele adquira o hábito de estudar. Afinal, mesmo em um cursinho presencial, é necessário que o auno estude depois das aulas, exigindo, assim, essa mesma independência.

2. Socialização

Um fator importante dentro dos cursinhos presenciais é a socialização entre os vestibulandos. Para os alunos que possuem uma maior dificuldade em compreender exercícios ou resumos por conta própria, a presença de amigos e professores na hora dos estudos pode ser a diferença.

Em um cursinho online você consegue tirar suas dúvidas e ter uma resposta para cada questão. Porém, um cursinho presencial possibilita que a dúvida seja esclarecida quase que instantaneamente, contando com o apoio de grupos de estudos ou dos próprios tutores.

Desvantagens de um cursinho presencial

A principal desvantagem de um cursinho pré-vestibular presencial é o preço. Com uma média de R$800,00 para cima, os cursinhos presenciais são bem mais caros, devido a infraestrutura que eles devem oferecer ao aluno. Além disso, em cidades pequenas, é comum que não tenha a presença de um cursinho presencial.

Não há flexilidade de horário. Os períodos de estudos são pré-estabelecidos no momento da matrícula, o que impossibilita o aluno de escolher sua rotina de estudos, de acordo com o tempo que seja mais rentável para si.

O aluno é obrigado a ver o conteúdo completo, mesmo que ele já conheça bem aquela matéria ou que já tenha prestado o vestibular antes. No cursinho online, as matérias são divididas por módulos e o aluno pode selecionar aqueles conteúdos que ele considera que já aprendeu.

Escolhendo entre um cursinho online ou presencial

Veja abaixo a tabela que resumo qual a melhor opção: cursinho online ou presencial?

vantagens de cada tipo de cursinho

E aí? Já descobriu qual a melhor opção para você? Então não perca tempo e faça seu cadastro no Stoodi e experimente o melhor cursinho para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *