10 melhores universidades do Brasil, de acordo com o Conceito ENADE

UNILA é a melhor no ranking de graduação e UNICAMP fica no topo da lista das notas gerais

10 melhores universidades do Brasil, de acordo com o Conceito ENADE

UNILA é a melhor no ranking de graduação e UNICAMP fica no topo da lista das notas gerais

Foto: reprodução/divulgação
 

Desde 2004, o Ministério da Educação aplica uma prova anual para avaliar o desempenho dos estudantes após concluírem os cursos nas universidades brasileiras. Essa prova se chama ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

O exame é produzido pelo Governo Federal e apresenta questões referentes à grade curricular . Ela procura identificar a qualidade do ensino oferecido pelas graduações e pós-graduações, além de analisar os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o curso realizado.

No dia 18 de dezembro, o MEC liberou o resultado da edição realizada em 2014 e listou as 10 universidades brasileiras com melhor desempenho na prova em relação às graduações. Vale lembrar que para chegar ao resultado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) comparou o resultado com os dois anos anteriores e tirou a média.

Confira as TOP 10 universidades brasileiras em graduação, segundo o MEC:

1ª UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana
2ª UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC
3ª UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
4ª UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste
5ª UFV – Universidade Federal de Viçosa
6ª UFLA – Universidade Federal de Lavras
7ª UnB – Universidade de Brasília
8ª UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
9ª UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
10ª UFFS – Universidade da Fronteira do Sul
 

Os cursos analisados nessa edição de 2014 foram: arquitetura, engenharias em geral, letras, filosofia, ciências biológicas, pedagogia, sistemas de informação, ciência da computação, educação física, matemática, física, química, geografia, artes visuais, música, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, redes de computadores e gestão da produção industrial.

Para chegar ao resultado, o MEC levou em consideração os erros e acertos dos estudantes que realizaram a prova. Ao tirar a média, cada curso ganhou uma nota. Depois de analisar o resultado de todos os cursos, as universidades receberam o Índice Geral dos Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esse índice que foi levado em consideração para encontrar as 10 melhores – cada universidade corresponde a uma nota entre 1 e 5, sendo que a nota mínima para classificação é 3.
 


 

O ENADE se baseia nos mesmos critérios de análise para instituições públicas e privadas, sem distinguir os cursos presenciais e à distância. É importante destacar que algumas universidades não participam do exame, como é o caso da USP – Universidade de São Paulo.

A grande questão é que algumas universidades selecionam apenas os melhores alunos para prestar a prova e outras estabelecem como obrigatória para todos os alunos do curso. Existe a possibilidade de que os alunos boicotem a prova, já que o critério de análise é o resultado de cada exame.

 

Fazendo uma análise do resultado, podemos perceber que as três primeiras do ranking, UNILA, UFABC e UFCSPA são instituições de ensino bem específicas, que possuem poucos cursos. A UNILA, por exemplo, obteve avaliação em apenas 3 cursos, já a UFABC teve 16 cursos avaliados. Por fim, foram analisados 7 cursos da UFCSPA.

Todas as outras universidades presentes no ranking possuem mais de 20 cursos avaliados. No caso da Universidade Federal de Viçosa, a instituição tem 58 cursos avaliados.
 

foto: reprodução/divulgação
 

O ENADE analisa também o desempenho dos estudantes dos cursos de pós-graduação. Confira as TOP 10 universidades do Brasil, levando em consideração tanto a graduação, quanto os cursos de pós-graduação:

1ª Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
2ª UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
3ª UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana
4ª UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
5ª Unifesp – Universidade Federal de São Paulo
6ª UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
7ª UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
8ª UFV – Universidade Federal de Viçosa
9ª UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC
10ª UFLA – Universidade Federal de Lavras 

 

A Unicamp que se encontra como a melhor do Brasil em relação aos cursos de graduação e pós, se analisada apenas em relação às graduações, recebe a 59ª posição.  Isso significa que ela fica 26 posições abaixo da Unip – Universidade Paulista, a instituição privada que ocupa o 33º lugar. 

 A UFRGS que estava na 9ª posição, fica em 2ª lugar na análise com a pós-graduação. A UNILA desce para o 3º lugar e a Unifesp entra no ranking como a 5ª melhor universidade brasileira, sendo que ela nem aparecia no TOP 10 das graduações – assim como a UFMG, UFSC e UERJ.

Já as universidades UFCSPA, UNICENTRO, Unb, UFJF e UFFS que estavam no ranking das graduações, perdem seu espaço no ranking geral. 
 

Podemos concluir, portanto, que os rankings são muito importantes para nos dar uma direção das instituições de ensino de maior qualidade e reconhecimento pelo mercado. Porém, o aluno deve se atentar aos cursos e critérios de análise, para entender o que é importante em cada caso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *