As férias chegaram: devo estudar?

Sem aliviar ou intensificar, a dica é manter o ritmo e procurar formas mais leves de estudo

As férias chegaram: devo estudar?

Sem aliviar ou intensificar, a dica é manter o ritmo e procurar formas mais leves de estudo

Foto: reprodução portal RFID Brasil 

Um ano inteiro se passou e as férias finalmente chegaram. Agora é hora de aliviar ou intensificar os estudos?

Nem um, nem outro! O aluno merece um descanso depois de tanto tempo de dedicação, isso vai ajudar em seu rendimento. Porém, com a proximidade da segunda fase de vários vestibulares (Fuvest: 10 até 12/01 e Unicamp: 17 até 19/01), seria bom manter o ritmo de estudo.

 

Mais qualidade e não quantidade

O aluno pode aproveitar que está com mais tempo para se concentrar e focar seu estudo – veja como fazer isso. Depois de revisar as matérias de maior prioridade, aproveite o tempo livre para descansar.

 

Oportunidade para colocar o conteúdo em dia

Ter um cronograma bem organizado é uma coisa, segui-lo corretamente é outra completamente diferente. Existem algumas matérias que temos mais facilidade e passamos por elas mais rapidamente. Têm outras que a dificuldade é um pouco maior e temos que dedicar mais tempo.

Se você estiver com conteúdo atrasado, aproveite as férias para colocá-lo em dia.

 

Como estudar?

Uma boa dica para aproveitar esse período é realizar provas dos anos anteriores, fazendo uma espécie de simulado. Assim, você vai treinar não somente seus conhecimentos, mas também seu tempo de prova, sua resistência e seu desempenho. Quando terminar, corrija e encontre seus erros para eliminá-los.

 

Estou de férias

Dê continuidade nos estudos sim, mas evite algumas atitudes para entrar no clima de férias:

  • Não acorde cedo para estudar – permita que seu corpo descanse
  • Estabeleça uma meta e não estude mais que o programado
  • Procure formas de conteúdos mais leves – dê preferência para filmes e livros 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *