Professor indica conteúdos mais cobrados nas edições passadas do vestibular

A tão sonhada vaga pode estar mais perto do que se imagina. Com a proximidade da segunda fase da Fuvest, os alunos devem trabalhar o psicológico para ficarem tranquilos e conseguirem revisar todos os assuntos recorrentes do vestibular.  Mas quais são eles?

De acordo com o professor Dimas, as questões de história costumam retratar os períodos de transição. Desta forma, o aluno deve voltar sua atenção não somente para o que aconteceu, mas também o contexto em que o fato está inserido.

“Analisar as principais transformações da Idade Média para a Idade Moderna, como a crise do feudalismo e o Renascimento Cultural. Ou, no caso de História do Brasil, as mudanças ou permanências na transição do Brasil Colonial para o Brasil Império com a vinda da Família Real, a abertura dos portos e a independência”, exemplifica o professor.

Uma característica muito peculiar dessa prova é que ela adora fazer comparações. Ou seja, o aluno deve saber as diferenças e semelhanças dos eventos abordados. Esses temas nem sempre precisam ser cronologicamente ligados, como no caso de estabelecer uma relação entre a crise de 1929 e crise imobiliária de 2008.

Por fim, Dimas comenta também que a Era Vargas, a Guerra Fria e o Iluminismo são temas frequentemente presentes na prova. Portanto, vale a pena dar uma última leitura.

 

Gostou das dicas? Então cadastre-se no Stoodi e comece a se preparar para a Fuvest para garantir sua vaga na universidade!

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!