Sisu: entenda como funciona

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificado ficam abertas até o dia 14 de janeiro Foto: Divulgação/Reprodução Correio 24 horas   O Sisu, Sistema de Seleção Unificado, é um programa do Ministério de Educação que possibilita que o aluno entre nas universidades conveniadas utilizando a nota do ENEM. No momento em…

Sisu: entenda como funciona

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificado ficam abertas até o dia 14 de janeiro

Foto: Divulgação/Reprodução Correio 24 horas

 

O Sisu, Sistema de Seleção Unificado, é um programa do Ministério de Educação que possibilita que o aluno entre nas universidades conveniadas utilizando a nota do ENEM. No momento em que o candidato insere no sistema o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 no sistema, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas.

Apenas neste primeiro período do ano, serão disponibilizadas 228 mil vagas em 131 universidades. As inscrições vão do dia 11 até dia 14 de janeiro. Fique por dentro:

 

Como funciona?

O Sisu possui uma única etapa de inscrição (online e gratuita). Ela é feita na página do MEC: https://sisu.mec.gov.br/.

O candidato deve escolher até duas vagas entre as instituições de ensino que participam do programa.  Caso ele se arrependa da escolha feita, ele tem até o término do período de inscrições para mudar de opção (dia 14 de janeiro). Desta forma, será considerado apenas a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

 

Quando sai o resultado?

O resultado será divulgado no dia 18 de janeiro no site oficial do programa.

 

Lista de Espera

Depois de apresentado o resultado, se sobrarem vagas não preenchidas, o candidato entrar na Lista de Espera. Para participar dela, o estudante deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Apenas os candidatos chamados na segunda lista ou que não tiveram seu nome selecionado em nenhuma das opções poderão participar da Lista de Espera.

Ela estará ativa até o dia 29 de janeiro.
 

Outras dúvidas

Para saber quais instituições de ensino participam, quais as opções de cursos ou qualquer outra dúvida, acesse o site. Vale lembrar que no processo seletivo serão disponibilizadas apenas vagas para cursos presenciais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *