Biomedicina: uma carreira para quem gosta das Ciências Biológicas

Aluno que se interessar pela profissão deve se preparar para muitas aulas práticas nos laboratórios

Biomedicina: uma carreira para quem gosta das Ciências Biológicas

Aluno que se interessar pela profissão deve se preparar para muitas aulas práticas nos laboratórios

Foto: Reprodução site oficial da UNG 
 

Você ainda não sabe qual carreira escolher e manda muito bem na área das biológicas? Saiba: o curso de Biomedicina pode ser muito interessante para você. O biomédico é o profissional que está constantemente pesquisando sobre doenças, formas de prevenção, remédios e vacinas.

Ele é responsável por fazer exames laboratoriais, interpretar os resultados e identificar as causas. Como os cursos de biomedicina são focados na parte da pesquisa, esse profissional não realiza cirurgias e não prescreve tratamentos.

O aluno que estiver interessado na profissão deve se preparar para um curso com duração de 4 anos. Durante esse tempo, ele frequentará constantemente aulas práticas, como Laboratório de Anatomia, Imagenologia e Laboratório de Análises Clínicas. Já em relação às aulas teóricas, são presença confirmada na matriz curricular as disciplinas Fisiologia Geral, Imunologia Básica, Metodologia Científica e Parasitologia.

Caso você esteja se perguntando se tem ou não o perfil desse profissional, são poucos requisitos que devem ser seguidos. O primeiro deles é ter disposição para fazer plantões. Como na maioria das profissões ligadas à saúde, o horário de trabalho pode variar muito.  Outro ponto muito importante é saber trabalhar em equipe, já que esse profissional fará parte de um time multidisciplinar, com médicos, farmacêuticos e bioquímicos. Por fim, a maior de suas características é ser humanista e responsável com o próximo.

Pensando no mercado de trabalho, essa profissão encontra-se em alta e apresenta um amplo campo para trabalhar. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, existem 37 especializações reconhecidas ligadas à área.

O local de atuação do biomédico é, em sua maioria, nos institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos. Segundo o portal Guia do Estudante, há boas perspectivas para as áreas de reprodução humana e de biomedicina estética – clínicas que promovem tratamentos de pele e etc.

O piso salarial, informado pelo Sindicato dos Biomédicos de Goiás, desde 2015 é de: R$ 2.403,64 para jornada de 44 horas semanais. É importante lembrar que o piso salarial pode mudar de região para região.

 

Confira as 5 melhores universidades de Biomedicina apontadas pelo Ranking Universitário Folha:

USP – Universidade de São Paulo
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
UEL – Universidade Estadual de Londrina
UFU – Universidade Federal de Uberlândia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *