Filme Gattaca: dica de filme para quem curte Biologia!

Filme Gattaca levanta debate sobre a bioética e retrata amplamente a genética

Filme Gattaca: dica de filme para quem curte Biologia!

Filme Gattaca levanta debate sobre a bioética e retrata amplamente a genética

Você é do tipo de pessoa que adoraria saber em que dia vai morrer? Isso acontecem em Gattaca, um mundo laboratorialmente modificado e construído com muita manipulação genética.

O filme, que faz parte da saga “preciso assistir um dia”, é uma ótima sugestão para quem procura por um filme diferente. Ele foi considerado um dos melhores filmes de ficção científica pela Nasa.

Produzido em 1997 pelo diretor Andrew Niccol, o longa apresenta questões focadas na área da genética e levanta uma discussão sobre a bioética: Valeria a pena viver num mundo onde o DNA definiria todo o seu futuro?

No filme Gattaca a população é dividida em dois grupos de pessoas, os válidos e os inválidos. As pessoas consideradas válidas são aquelas geradas através de inseminação artificial. Elas não possuem doenças neurológicas, cardíacas, miopia, calvície e etc. Já os inválidos são aqueles que são gerados biologicamente, no processo natural de reprodução e possuem todas as características.

Sem muito Spoiler, o que podemos dizer é que o filme conta a história onde o protagonista é um “inválido”. Ele sonha em ser astronauta(necessita ser geneticamente perfeito) , mas por conta do seu código genético o mais perto que ele pode chegar a ser é faxineiro do instituto de pesquisa espacial.

Não por muito tempo. Se você curte biologia e ficou curioso para saber sobre o filme, vale a pena assistir.

Bom filme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *