Teste vocacional: como decidir qual profissão seguir?

Teste vocacional pode ser uma opção na hora de decidir qual carreira seguir.

Teste vocacional: como decidir qual profissão seguir?

Entenda o que são os testes vocacionais e 2 sites para avaliações online 


Foto: Reprodução Extra/Globo​

Muitos alunos não sabem qual carreira seguir após terminarem o Ensino Médio. Você já decidiu qual curso vai prestar para faculdade?

No caso de dúvidas, o mais indicado é realizar um teste vocacional – um conjunto de testes psicológicos que avaliam a área de interesse profissional, características de personalidade e habilidades de uma pessoa. Os resultados obtidos com cada avaliação serão base para a sua escolha vocacional.

Existem vários sites que apresentam ferramentas para fazer essa análise forma rápida e gratuita. O teste vocacional online, apesar ter algumas características mais generalizantes, funcionam como um ponto de partida e são muito úteis para direcionar as nossas reflexões.

Conheça 2 plataformas para fazer teste vocacional online gratuitamente:

1. Teste vocacional Orientu

O teste vocacional online da Orientu é muito prático e em poucos minutos você já terá em mãos os cursos que mais combinam com o seu perfil.

A partir de um conjunto de perguntas sobre os seus interesses, vontade e habilidades, o teste é capaz de trazer uma lista de cursos que são mais compatíveis com as suas respostas. Além disso, ao final do teste vocacional, você poderá ler mais sobre o curso e salvá-lo para consultar quando quiser.

Além de conseguir fazer o teste pelo seu computador, você também pode baixar o aplicativo no seu celular!

teste orientu

2. Teste vocacional Eligis

O teste vocacional da Eligis é um aplicativo gratuito que envolver perguntas mais aprofundadas sobre autoconhecimento, perfil profissional, habilidade e muito mais.

Com um conjunto de atividades propostas no App, o estudante também poderá acessar uma lista com os cursos compatíveis com o seu perfil.

Existe outra forma de fazer um teste vocacional?

Sim! Se você optar em ir a um consultório de um psicólogo para realizar um teste vocacional completo, ele cobrará conforme a tabela de serviços que adota. Porém, muitas escolas contam com esse profissional no quadro de funcionários visando não só prestar acompanhamento psicopedagógico personalizado aos alunos, mas também aplicar essa e outras avaliações. Tudo isso, sem custo adicional.

Agora que você já conhece algumas formas de fazer o seu teste vocacional para ajudar a decidir o seu curso, você pode contar com o cronograma de estudos do Stoodi para te ajudar a entrar na tão sonhada faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *