Conheça a diferença entre resumo e fichamento | Stoodi

Resumo ou fichamento? Vamos explicar como funciona cada uma dessas formas de estudo para que você possa escolher a melhor para você.

Conheça a diferença entre resumo e fichamento | Stoodi

Descubra qual é o melhor modelo de estudo para você

 

Existem muitos métodos para o estudante se preparar para os vestibulares. Alguns escritos, outros auditivos e também os visuais. Para quem gosta de estudar escrevendo, os resumos e fichamentos podem ser uma boa escolha. Você gosta de estudar por esses modelos?

Principais diferenças entre resumos e fichamentos

O que muita gente não sabe é que existe uma pequena diferença entre os resumos e fichamentos. Enquanto o primeiro tem a função principal de sintetizar e reunir as principais informações, o outro aproveita as citações do texto para desenvolver e completar o pensamento do autor com suas próprias conclusões.

Isso não significa que um seja melhor que o outro – eles devem ser usados em momentos distintos e estratégicos. O resumo, por exemplo, é recomendado para o aluno que já tem o domínio do assunto abordado. Já o fichamento, por sua vez, deve ser escolhido quando o estudante ainda está em busca do domínio do conteúdo.

Confira as principais diferenças e descubra qual é o melhor modelo de estudo para você: 

Diferenças entre resumo e fichamento

Texto

O absolutismo é um sistema político que concentra todos os poderes nas mãos do soberano. Dessa forma, caracteriza-se pelo fato dos reis passarem a decidir e decretar as leis, impor a cobrança de novos impostos, comandar o exército e julgar, definindo em nome da justiça do país.

Um dos grandes autores que aborda o tema é Nicolau Maquiavel. Em sua obra “O Príncipe”, ele levanta a seguinte questão, “O que é melhor para um príncipe, ser amado ou temido? ”. O italiano afirma que o ideal é ser os dois, mas, se não der, é melhor ser temido.

O livro nada mais é do que um manual de como um político deve proceder para manter o poder em suas mãos.

Resumo

O absolutismo concentra todos os poderes nas mãos do soberano.

É responsabilidade do rei: 

  • decretar leis
  • estabelecer impostos
  • comandar o exército
  • definir a justiça

Maquiavel foi um dos grandes pensadores desse sistema político. Em suas obras, ele ensinava como um político devia fazer para manter o poder em suas mãos.

Fichamento

O absolutismo é um sistema político que concentra todos os poderes nas mãos do soberano – os de decretar as leis, impor novos impostos, comandar o exército e até definir a justiça.

Um dos principais autores sobre o tema é Nicolau Maquiavel que escreve um livro chamado “O Príncipe” e levanta a questão, “O que é melhor para um príncipe, ser amado ou temido? ”. Para o pensador italiano, ser temido era melhor do que ser amado.

Durante seu livro, ele defendeu ideias a favor do sistema político e ensinou o que um rei deveria fazer para manter o poder em suas mãos. 

Quer muitas outras dicas como essa para se preparar para o Enem e principais vestibulares? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *