Farmácia: uma profissão para quem manda bem em química

Descubra como é o cotidiano de um farmacêutico e conheça 5 universidades públicas que possuem o curso

Farmácia: uma profissão para quem manda bem em química

Descubra como é o cotidiano de um farmacêutico e conheça 5 universidades públicas que possuem o curso

 

Você gostaria de produzir medicamentos ou cosméticos? Se a resposta for sim, Farmácia pode ser uma boa graduação para você.

O estudante que escolher esse curso na faculdade precisa gostar muito de química e biologia, pois essas matérias estarão frequentemente presentes em sua vida acadêmica.

O farmacêutico é aquele profissional que estuda a composição de remédios, alimentos industrializados e cosméticos. Além de produzir medicamentos em qualquer escala, ele é responsável por fiscalizar e garantir a qualidade desses produtos para consumo.

Chega a ser difícil citar todas as suas funções, já que o curso é bem amplo. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, existem cerca de 70 áreas para o recém-formado se especializar e atuar no dia a dia.

Ele pode fazer a vigilância sanitária, análises clínicas e toxicológicas, orientar pacientes em drogarias, laboratórios ou indústrias farmacêuticas, além de atuar em pesquisas clínicas, por exemplo.

Durante os 5 anos de estudos, a graduação apresentará muitas matérias práticas, com experiências em laboratórios. Depois de formado, o farmacêutico precisará tirar um registro do Conselho Regional de Farmácia para exercer a profissão.
 

Foto: reprodução ICTQ
Foto: reprodução ICTQ
 

O perfil ideal para o aluno que pensa em escolher o curso deve conter características humanizadas de cuidado ao próximo e responsabilidade com a saúde de seus pacientes. Fora isso, é importantíssimo que o farmacêutico se atualize constantemente para oferecer os produtos e a tecnologias mais adequada para cada caso. Vale lembrar que a maioria dos profissionais fazem parte de equipes com médicos, biomédicos e enfermeiros.

O mercado de trabalho está favorável para a profissão, já que em 2014 foi promulgada a lei que exige a presença de um farmacêutico em lugares que contenham medicamentos, como farmácias e postos de saúde.

Confira 5 universidades que possuem o curso Farmácia:

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
UnB – Universidade de Brasília
UFS – Universidade Federal de Sergipe
UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *