Primavera Árabe: documentário mostra visão de jovens que protestaram no Egito

​The Square retrata personagens que viveram desde a renúncia de Mubarak até as polêmicas envolvendo a Irmandade Muçulmana

Primavera Árabe: documentário mostra visão de jovens que protestaram no Egito

The Square retrata personagens que viveram desde a renúncia de Mubarak até as polêmicas envolvendo a Irmandade Muçulmana

Foto: divulgação/reprodução

Você se lembra da Primavera Árabe? Foi uma onda de protestos que começou no final de 2010 no Oriente Médio, em função de reivindicar mudanças e questionar alguns tipos de governos ditatoriais.

Ela chegou no Egito e mobilizou grande parte da população contra o então chefe de Estado Hosni Mubarak. O presidente, que estava no poder há 30 anos, seguia uma política de Estado de Emergência, onde alguns poderes eram concentrados em sua mão – como inclusive os de censura e prisão de opositores.

Esse momento histórico que ganhou grande destaque pelo envolvimento de jovens convocando a população às ruas através de meios alternativos, como as redes sociais, reuniu milhões de pessoas diariamente em Cairo até a renúncia oficial de Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011.

Quem participou dessas manifestações e contou toda essa história sob um olhar “de dentro” foi Jehane Noujaim, a diretora do documentário The Square (A praça), do Netflix.

O nome do filme é uma homenagem clara a um dos lugares símbolo das revoluções egípcias, a Praça Tahrir. Lá, mais de milhões de pessoas protestaram, lutaram contra as forças armadas e comemoraram os desdobramentos políticos do país.
Foto: divulgação/reprodução
Foto: divulgação/reprodução
Mas a história não para por aí. Ela retrata com diversos personagens a repercussão de questões políticas que evolviam o exército egípcio e a irmandade muçulmana.

Se você já não se lembra muito bem dos fatos e detalhes que se passaram durante as lutas vividas pelo país, vale tirar 1h45min para assistir o documentário.

Relembre os motivos e fatos que desencadearam a primavera árabe, entenda tudo que aconteceu no Egito e guarde as principais datas que podem ser cobradas no ENEM e vestibulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *