Saber a fundo sobre as mais diferentes culturas, os sistemas políticos e comportamento humano é responsabilidade do cientista social. Saiba mais sobre essa profissão

Gosto pela leitura é indispensável. Foto: Reprodução/Divulgação 
 

Ciências sociais é a área que estuda as relações e os aspectos de uma sociedade ou de seus indivíduos. O cientista social é um profissional que pesquisa tanto sobre as relações sociais no passado, quanto o que está acontecendo no presente. Ele analisa hábitos, culturas, valores e características (da estrutura familiar, religiosa, econômica e conjuntural).

O aluno que estiver interessado em descobrir alguns dilemas da sociedade pode se apoiar em três principais áreas: a Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas.
 

A diferença de cada área:

Antropologia: estudo aprofundado sobre as culturas dos homens.
Sociologia: estudo das estruturas da sociedade, analisando as transformações e seus processos históricos.
Ciência Política: estudo dos sistemas políticos e suas instituições. Identificar o comportamento da classe política e ter conhecimento em políticas públicas.
 

A duração média de estudo é de 4 ano. Na faculdade, o aluno terá contato com matérias, em sua maioria, de humanas. São alguns exemplos da grade curricular: Metodologia de Estudos e Pesquisas, Psicologia e Estudos Estatísticos.

Existe a possibilidade de cursar o bacharelado e a licenciatura. Quem optar pelo bacharel atuará nas pesquisas de campo, em ONGs e, até mesmo, em jornais e revistas. Já quem preferir a licenciatura terá uma passagem para o campo de ensino, ministrando aulas.

O perfil indicado para o profissional dessa área é ter alta capacidade analítica, saber produzir planilhas, ter o hábito de leitura e gostar de estatística. É interessante que a pessoa tenha uma preocupação social para desenvolver o seu trabalho com mais facilidade.
 

Conheça 5 universidades públicas com a graduação:

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade de Brasília – UnB
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG  

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!