5 dicas para estudar com mais disposição

Quem estuda para o vestibular sabe que precisa se dedicar durante várias horas todos os dias para conseguir dar uma olhada no conteúdo completo exigido pelo edital. Porém, depois de um longo momento de estudo, temos vontade de jogar a toalha e parar por aí. – É exatamente nesse instante que você deve respirar fundo e seguir algumas dicas para mandar a inhaca embora.  

Com o cansaço causado por tanto estudo, o aluno passa a ter maior dificuldade de concentração e, por consequência, para de memorizar algumas informações. Além disso, ele pode sofrer alteração de humor, falta de energia e, até mesmo, dores pelo corpo.

Essa sensação também conhecida como “estafa mental” pode ser causada por alguns hábitos de vida estressantes, como a má alimentação, falta de vitaminas, problemas como insônia, ansiedade e depressão.

Veja 5 dicas para driblar essa canseira e ter mais disposição para estudar:

Durma no mínimo 8 horas por dia

Para vencer o cansaço mental é aconselhado relaxar e dormir no mínimo 8 horas por dia. É durante o sono que o corpo assimila as informações adquiridas ao longo do dia e armazena o conteúdo de forma organizada.

 

Beba muita água durante o dia  

Ao hidratar o corpo, o estudante alcança um desempenho melhor em seus estudos – por isso é muito importante que ele beba água não só no momento em que estuda, mas também durante as provas.

O efeito é instantâneo. De acordo com o portal da BBC, uma pesquisa realizada pelas universidades de Londres Westminster e East London, chegou à conclusão que o desempenho dos alunos que bebem água pode ser 5% melhor. Chris Pawson, um dos autores do estudo, explica que isso acontece porque a água pode ter relação direta com o raciocínio lógico.

 

Cuide de sua alimentação

É importantíssimo que o estudante se alimente de forma saudável, com muitas frutas, legumes, carboidratos complexos e proteínas.

Dietas restritivas, como as que proíbem o consumo de pão, massas e batatas, não são aconselháveis nesse momento da vida, pois o vestibulando precisa desse tipo de energia para desenvolver com mais facilidade o entendimento dos estudos.

Evitar comidas gordurosas e cheias de açúcar faz parte da recomendação, pois o organismo precisa fazer muito mais força para concluir a digestão, concentrando grande parte de energia em seus esforços.

Se for preciso, consulte um nutricionista e confira a possibilidade de fazer uso de complexos vitamínicos – não faça o uso sem orientação médica.

 

Pratique regularmente exercícios físicos

A prática de exercícios físicos pode significar um ganho enorme na vida do estudante.

Um estudo realizado em 1996 na Universidade de Trier, na Alemanha, indicou que pessoas estressadas contêm grandes níveis de corticoides – hormônio produzido em situação de nervosismo. Quanto maior a quantidade de corticoides, piores eram os resultados no teste de memória dos envolvidos.

Segundo a fisioterapeuta Patrícia Prieto, a atividade física ajuda diretamente no controle da ansiedade, no aumento da disposição e no equilíbrio hormonal. Principalmente as atividades aeróbicas reduzem significativamente os níveis de adrenalina e cortisol no organismo.

Além disso, o corpo libera duas substâncias benéficas: a serotonina e a endorfina. A primeira deixa o cérebro em estado alerta, aumentando a concentração do aluno. Já a endorfina está ligada ao fortalecimento emocional do estudante e a capacidade de se motivar em relação aos estudos.

 

Siga uma rotina

Por fim, siga uma rotina muito bem estabelecida. O cansaço pode até vir com as grandes quantidades de horas estudadas, porém, com o tempo, o organismo entende a dinâmica do estudante e passa a se adaptar a suas necessidades. 

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

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