Crise Econômica: devo escolher cursos amplos ou específicos?

Coach de carreira, Márcio Souza, explica a diferença entre os tipos de graduação e auxilia na escolha do aluno

Crise Econômica: devo escolher cursos amplos ou específicos?

Coach de carreira, Márcio Souza, explica a diferença entre os tipos de graduação e auxilia na escolha do aluno

 

Muito se ouve falar sobre a crise política e econômica do Brasil, principalmente a questão do desemprego. De acordo com o IBGE, o país soma no mínimo 2 milhões de pessoas desocupadas em 2016.

É possível perceber que a escolha de uma profissão virou uma missão ainda mais complexa. Exatamente por isso, a Equipe Stoodi foi conversar com Márcio Souza, coach de carreira e psicólogo.
 

Mas o que vale mais a pena: cursos gerais ou específicos?

“Os cursos específicos e generalistas possuem propósitos bem diferentes. Enquanto os cursos generalistas promovem um conhecimento amplo da área de atuação profissional, os cursos específicos promovem um aprofundamento maior de um segmento da profissão”, explica Márcio.

Sendo assim, o psicólogo conta que os cursos generalistas são mais cotados para cargos de gestão, enquanto os conhecimentos específicos são mais procurados para cargos operacionais.

Para o aluno descobrir qual a sua melhor opção de formação, Márcio recomenda que o estudante identifique qual profissão quer seguir, antes da escolha do curso. Isso evita que ele leve em consideração apenas a remuneração da atividade – o que pode levar a arrependimentos futuros.

O coach de carreira ressalta que o mercado se modifica constantemente, desta forma, uma formação extremamente específica pode apresentar riscos. “Diante destas flutuações do mercado, profissionais de formação mais generalista possuem uma capacidade maior de adaptação por conhecer diferentes áreas da profissão”, comenta.

Se você tem certeza que quer algo mais específico, não tem problema. O psicólogo sugere que vestibulando faça uma pesquisa profunda sobre as tendências da profissão, para que ele possa ter uma perspectiva da profissão e saiba como agir, caso alguma coisa mude de direção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *