As 10 graduações preferidas dos brasileiros

Administração, direito e pedagogia dividem o pódio A vida do estudante é marcada por dúvidas. A mais clássica delas provavelmente é “qual a profissão devo seguir?”. Natural, já que o vestibulando deve escolher sua carreira desde muito novo. Bom, a profissão que você deve seguir, nós não sabemos – precisaríamos…

As 10 graduações preferidas dos brasileiros

Administração, direito e pedagogia dividem o pódio

A vida do estudante é marcada por dúvidas. A mais clássica delas provavelmente é “qual a profissão devo seguir?”. Natural, já que o vestibulando deve escolher sua carreira desde muito novo.

Bom, a profissão que você deve seguir, nós não sabemos – precisaríamos te conhecer melhor para sugerir algo. O que nós podemos te contar são as profissões queridinhas dos brasileiros.

De acordo com o Censo de Educação de 2014, o último liberado pelo MEC, os brasileiros têm suas particularidades. Administração, direito e pedagogia são as carreiras mais escolhidas por aqui.
 

Se você ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir, confira o ranking com as TOP 10 e descubra um pouco sobre cada profissão:

 

1ª Administração

Conheça o curso de administração
Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

Muitas pessoas costumam escolher o curso de administração por seu caráter amplo. Dá para trabalhar em diversas áreas de atuação fazendo esse curso. Para se ter uma ideia, mais de 10% de todos os estudantes do Brasil escolheram ingressar nessa graduação em 2014, somando um total de 302 mil novos alunos.

O administrador é o profissional que gerencia recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa, sempre com o propósito de gerar lucro. Ele é quem pensa como otimizar as operações e estabelece estratégias.  

Matérias como contabilidade, estatística e gestão de pessoas são presentes na graduação.

 

2ª Direito

Conheça o curso de direito
Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

O estudante que gosta muito de ler, tende para a área de humanas e, por isso, pensa em estudar direito pode atuar como juiz, promotor ou advogado.

Uma coisa muito curiosa sobre essa profissão é que ela possui a maior taxa de matrículas – passando até mesmo o curso de administração. Porém, na hora do vamos ver, alguns alunos desistem e optam por outras graduações.

O gosto pela leitura é realmente necessário, pois essa prática é constante na vida do profissional jurídico. Enquanto estuda, ele deve consultar códigos e leis. Já na atuação, ele precisará ler peças e processos extensos.

São disciplinas comuns no curso: mediação e negociação, a teoria do Estado democrático e finanças públicas.

 

3ª Pedagogia

Conheça o curso de pedagogia
Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

O curso pedagogia recebeu o terceiro lugar no ranking das profissões preferidas no Brasil. Apenas no ano de 2014, mais de 240 mil novos alunos ingressaram na graduação. Se você pensa em escolher esse curso, existe um fator de suma importância: ser uma pessoa paciente.  

Isso porque o professor será o responsável pelo aprendizado de muitos alunos. É esse profissional que forma uma sociedade. Pensando nisso, devemos lembrar que cada pessoa tem o seu tempo de assimilação e o professor deverá auxiliá-los nas maiores dificuldades.  

Na grade curricular, é comum aparecer disciplinas como alfabetização, psicologia e filosofia da educação.

 

4ª Ciências Contábeis

conheça o curso de ciências contábeis
Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

Você sabia que 5% de todos os estudantes escolhem o curso de ciências contábeis? Isso não é pouco, não. Esse número equivale à 137 mil novos estudantes.

Esse profissional é responsável por interpretar eventos econômicos, analisar dados e fornecer informações para traçar a melhor estratégia possível. Ele cuida das contas, faz o registo de lucros e despesas.

Aulas sobre controle e gestão de custos, estatística e matemática financeira costumam ser ministradas no curso.

 

5ª Engenharia civil


Foto: Diuvlgação/Reprodução

Para a galera que está em dúvida em qual engenharia cursar, está aí a quinta graduação mais cursada no Brasil: engenharia civil.

Esse engenheiro atua em obras como casas, pontes, viadutos, prédios, estradas e barragens. Eles são responsáveis por montar projetos, restaurar problemas e planejar soluções.

É aconselhável que os alunos gostem (e muito) de números, pois assistirá aulas de geometria analítica, topografia e cálculo numérico.

 

6ª Gestão de pessoal/Recursos Humanos


Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

O aluno que está pensando em optar por essa carreira vai gerenciar planos de carreiras, elaborar estratégias, avaliar e recrutar novos funcionários. Ele será responsável também por aplicar treinamento em novos profissionais.

O curso é oferecido em formato tecnólogo, ou seja, tem duração de dois anos.

 

7ª Enfermagem


Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

A enfermagem é uma opção para quem procura cuidar do próximo dentro e atuar na área da saúde. O aluno que escolher essa carreira deve se preparar para manter e restabelecer a saúde de seus pacientes.

É função do enfermeiro realizar triagem, fazer curativos, prestar os primeiros socorros e administrar medicamentos.

Aulas de psicologia do desenvolvimento, patologia geral e imunologia são presentes na grade do curso.

 

8ª Psicologia


Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

Mais de 80 mil alunos escolheram a graduação de psicologia em 2014. Se você também quer se tornar psicólogo, saiba que esse profissional estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano.

Ele fará isso através da análise de reações, ideias e valores. Como o psicólogo saberá de tudo isso? O paciente vai contar coisas sobre sua vida. Portanto, muita responsabilidade e respeito com o próximo.

São disciplinas comuns na faculdade: neuropsicologia, análise do comportamento e genética humana.

 

9ª Educação física

Foto: Diuvlgação/Reprodução
Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

Se você curte esportes, leva uma vida saudável e se preocupa com a saúde dos outros, a profissão de educador físico pode ser uma boa para você.

Esse profissional é quem avalia, auxilia, monta treinos e supervisiona seus alunos. Ele costuma trabalhar em vários lugares, desde escolas a academias. Matérias como anatomia e fisiologia são presentes na graduação.

 

10ª Serviço social

Foto: Diuvlgação/Reprodução
Foto: Diuvlgação/Reprodução
 

Por fim, a décima posição das graduações mais cursadas pelos brasileiros é o curso de serviço social. Esse profissional vai trabalhar com o planejamento e execução de programas sociais e políticas públicas em busca de melhor condição de vida para todos os indivíduos da sociedade, sem discriminação.

Na faculdade, aulas como comunicação e expressão, teoria política e legislação social são comuns durante o curso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *