Obrigada ou obrigado: qual devo usar?

Obrigada ou obrigado: conheça melhor esse adjetivo e saiba quando ele deve ser usado no masculino e quando deve ser usado no feminino. Esclareça essa dúvida de uma vez por todas!

Obrigada ou obrigado: qual devo usar?

Esclareça essa dúvida muito comum da língua portuguesa nesse artigo completo

Muitas pessoas ficam em dúvida se os homens devem dizer sempre obrigado (no masculino) ou se as mulheres devem falar obrigada (no feminino). É mais uma das muitas dúvidas que fazem parte da nossa gramática.

Isso acontece porque nos esquecemos – ou simplesmente não nos damos conta – que a palavra obrigado é um  adjetivo.  E, como todo adjetivo, devemos sim fazer a sua concordância.

Quando usar obrigado e obrigada

Esse termo expressa um agradecimento. É como se a pessoa dissesse que se sente obrigada a agradecer por algo. Ou que um homem é obrigado a reconhecer determinado ato. Viram só? Flexionados! Nas duas situações anteriores, nós fizemos a concordância para o gênero masculino e feminino.

Exemplo de obrigado e obrigada no plural

Essa concordância também precisa ser feita quando o adjetivo estiver no plural.

“Os homens foram obrigados a tomar uma decisão naquele momento”.

“As mulheres se viram obrigadas a encontrar uma saída”.

Então, muita atenção. Para ajudar a gravar essa concordância dos adjetivos obrigado e obrigada de uma vez por todas: sempre que utilizarmos o termo obrigado, acompanhado de outras palavras ou isolado, devemos concordar em gênero. Ou seja, mulheres dizem obrigada e homens dizem obrigado.
Simulado gratuito do Stoodi

Quer ver mais dicas como essa para te ajudar na hora dos estudos? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todas as videoaulas e listas de exercícios.

Veja também:

Quando usar os 4 tipos de porquês
Seção, cessão e sessão: qual a diferença?
Crase: dicas para escrever corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *