Enem: o que comer antes, no dia e durante a prova

Paula Silva, especialista em Terapia Alimentar, monta várias opções de cardápio para quem quer usar a alimentação como aliada nas provas

Enem: o que comer antes, no dia e durante a prova

Paula Silva, especialista em Terapia Alimentar, monta várias opções de cardápio para quem quer usar a alimentação como aliada nas provas 

O período de Enem e vestibulares é marcado por constante desgaste físico e mental, em que predomina o nervosismo e situações de estresse. Para a medicina, o estresse é qualquer condição ou situação que mantenha o corpo sob tensão.

Pode originar-se de dor física ou ferimentos, fatores psicológicos como medo, ansiedade, irritação, frustração e até euforia desmedida. Isso implica em resistência imunológica reduzida e maior vulnerabilidade a doenças.

O cérebro é um órgão vital e, assim como todos os outros órgãos, necessita de energia para exercer suas funções, utilizando basicamente, a glicose como combustível. Em momentos de tensão, o suprimento de glicose no organismo se esgota mais rapidamente, por isso é importante que se tenha uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade.

Além disso, é importante ficar de olho na sua nutrição. Você pode se surpreender com os resultados!

O que comer na véspera da prova

Desde o dia anterior à prova, o aluno não deve experimentar alimentos com os quais não está habituado, para evitar possíveis reações desagradáveis. Também é bom evitar comer fora de casa, em locais desconhecidos e sem conhecimento da procedência da comida.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e energéticos nas 72 horas antes da prova e não exagere no consumo de café. Limite a dose diária a uma faixa entre 30 e 50ml.

Faça uma alimentação leve, composta por carboidratos, proteínas, verduras e frutas: arroz, feijão, bife ou filé de frango grelhado, salada e legumes refogados. Você pode substituir o arroz e feijão por uma massa com molho de tomates.

Escolha sucos de frutas naturais e sobremesas a base de frutas.  No café da manhã e lanches intermediários, escolha pão integral, queijo branco, iogurte com mel, salada de frutas. Evite os embutidos e queijos gordurosos.

O que comer no dia da prova

Para maior conforto e segurança, evite consumir em excesso alimentos que fermentam, como repolho, couve-flor, e feijão, pois podem provocar flatulências e desconforto intestinal.

Também deixe de lado alimentos muito gordurosos – feijoada, molhos brancos à base de creme de leite, carnes gordurosas, frituras à milanesa, salgadinhos fritos – pois demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono, além de causar mal-estar.

Se a prova for de manhã, tome seu café da manhã com pelo menos 1 hora de antecedência. Se a prova for à tarde, com algo leve e nutritivo, como citado anteriormente, com pelo menos 2 horas de antecedência.

O que comer durante a prova

O prazo para fazer a prova do primeiro domingo é de 5 horas e 30 minutos e para fazer a prova do segundo domingo é de 5 horas. Seu cérebro vai precisar de energia para funcionar bem nesse período.

Escolha uma das opções abaixo para te acompanhar durante as provas do Enem:

  • 1 maçã ou banana + mix de castanhas e frutas secas.
  • 1 tablete de 30g de chocolate com teor de cacau maior que 60% + chá verde.
  • 1 barrinha de cereal com castanhas + água de coco.
  • Biscoito integral salgado (embalagem individual) + suco de fruta sem açúcar e sem conservante.

Não se esqueça de levar uma garrafa com água mineral para manter uma hidratação adequada – as consequências da desidratação são alteração de memória, letargia e falta de atenção.

Porém, a hidratação deve ser feita com cuidado: nunca tome mais que 200ml de uma só vez, para evitar ficar com muita vontade de ir ao banheiro.

Agora que você já sabe tudo o que precisa comer, certifique-se de levar tudo o que precisa para fazer a prova do Enem com tranquilidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *