Quem nunca ficou em dúvida sobre que título dar a uma redação?

Na dissertação argumentativa é importante atribuir um “nome” ao texto que está sendo construído, ainda que esse não seja solicitado por algumas provas (como o Enem, por exemplo). O título, ainda que opcional, é parte importante da redação pois identifica o texto e, preferencialmente, antecipa o conteúdo que será trabalhado.

A ideia é que o título, em alguma medida, exprima a tese que será defendida no seu texto. É importante que você estabeleça uma relação entre o conteúdo que está sendo abordado e o nome que você atribuirá à redação. É importante antecipar, já nessa parte do texto, o posicionamento que você irá adotar ao construir a sua argumentação.

Isso quer dizer que você não pode dar um título que não tenha nada a ver com o texto?

Quando se trata de redação, “poder” você pode quase tudo, mas tem coisas que são mais ou menos adequadas ao propósito daquele texto específico. Você pode até dar um título que não se relacione com o restante do texto, mas isso certamente prejudicaria a coesão da sua redação e faria com que você prometesse tratar de uma coisa e, no decorrer da redação, tratasse de outra.

“Ué, mas se o título não for obrigatório, ele não será desconsiderado e, nesse caso, não fará a menor diferença se eu der um título relacionado ao texto ou não?”

A não ser que exista uma orientação bastante clara quanto à desconsideração do título, o que ocorre em alguns poucos vestibulares, o título faz parte do texto e será avaliado em relação à correspondência com o conteúdo desenvolvido.

Se o título não for obrigatório, você pode atribuir título ou não: se optar por não atribuir, não será descontado por isso; mas, se você tiver a opção de não dar título e, mesmo assim, optar por fazê-lo, o título passa a fazer parte da redação e será avaliado em relação ao conteúdo desenvolvido.

Não precisa ficar com medo de dar título a sua redação. Basta delimitar o posicionamento que você defendeu na redação e fazer referência a isso no “nome” que você vai atribuir à redação.

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!