Gestão Ambiental: um curso para gestores que se preocupam com a sustentabilidade

Veja 5 universidades que contém o curso

Gestão Ambiental: um curso para gestores que se preocupam com a sustentabilidade

Veja 5 universidades que contém o curso

Foto: Reprodução Esalq USP
 

Se você gosta de biologia e, ao mesmo tempo, é muito ligado à área de Ciências Humanas: achamos um curso que pode ser ideal para você. Gestão Ambiental é uma graduação que você descobre como tornar as práticas da sua empresa de forma sustentável e responsável.

Diferente do ecologista que vai estudar especificamente a relação dos seres vivos com o meio ambiente, e do engenheiro ambiental que vai desenvolver tecnologias para conservar a qualidade do solo, água e ar, o gestor ambiental é responsável por montar projetos e estratégias em busca da preservação do meio ambiente.

Por meio de uma análise do impacto no ecossistema, ele estuda e incorpora técnicas para continuar a exploração de recursos, de um modo que não prejudique tanto o meio ambiente.

Para se tornar um gestor ambiental, você pode optar pelo curso tecnólogo (especialização de 2 anos) ou pelo bacharel (duração de 4 anos). Você vai assistir diversas aulas teóricas, mas a graduação conta com experiências em laboratórios.

Em relação às disciplinas, você vai ver matérias de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, como, por exemplo: Fundamentos da Ciência Ambiental, Biomas Brasileiros, Gestão de Recursos Hídricos, Planejamento Urbano, Sustentabilidade e Legislação Ambiental.

No mercado de trabalho é comum existir vagas tanto no setor público, nas Secretarias de Meio Ambiente, quanto no setor privados, nas indústrias e empresas.

Esse profissional costuma trabalhar com a educação ambiental, atuando nos programas de conscientização e ensinando práticas para preservar o meio ambiente, com certificações, seguindo as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO). Trabalha também no planejamento e na recuperação de áreas, além de prestar consultorias.

 

Confira 5 universidades que contém o curso:

Universidade São Paulo – USP
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Universidade Federal do Paraná – UFPA
Universidade de Brasília – Unb
 

 

Com informações do Portal Guia do Estudante 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *