Ética e moral: entenda o conceito e as principais diferenças!

Ética e moral: você sabe a diferença entre esses dois conceitos? Para não se confundir com os dois, vem com a gente e entenda as diferenças entre esses pontos importantes do cotidiano!

Ética e moral: entenda o conceito e as principais diferenças!

Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidos, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem bem distinta. Por esse motivo, criamos esse post para ajudar você a entender a diferença entre ética e moral.

Esses conceitos costumam aparecer algumas vezes em questões de vestibulares, inclusive no Enem. Vamos entender a fundo o que é ética e moral e suas principais diferenças? Continue a leitura para saber mais!

Play video

O que é ética?

A ética é um conjunto de conhecimentos que são extraídos da investigação do comportamento humano, ao tentar explicar as regras morais de uma forma racional e científica.

Resumindo, ela é uma reflexão da moralidade. A ética nos ajuda a responder perguntas do tipo: Eu quero? Eu posso? Eu devo?

Se você chegou à conclusão que fazer uma fofoca não é legal, você leva isso para o seu dia a dia e procura agir de forma ética.

Exemplos de condutas éticas:

  • Não prejudicar pessoas no ambiente de trabalho;
  • Respeitar as leis;
  • Tolerância religiosa.

O que é moral?

Já a moral é um conjunto de regras que são aplicadas ao cotidiano. É basicamente quando eu transformo a ética numa estrutura escrita e essas normas passam a ser aplicadas e usadas por todo cidadão. Elas orientam o indivíduo, norteando suas ações, seus julgamentos sobre o que é certo e errado.

Se muitas pessoas acreditam que fofocar não é legal, com o passar do tempo esse ato entra num consenso geral e estabelece-se que falar dos outros, principalmente no ambiente de trabalho, é imoral.

Exemplos de moral:

  • Ajudar pessoas com necessidades;
  • Influência da religião nas condutas;
  • Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Diferenças entre Ética e Moral

A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.

A finalidade da ética e da moral é muito semelhante: ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do homem e ensinam a melhor forma de agir e de se comportar dentro de uma sociedade.

Porém, o estudo da ética é voltado para compreender as ações do homem de acordo com os valores morais que orientam essas ações, além de buscar classificá-las como certas ou erradas, independente das práticas culturais. Já a moral são os costumes, crenças, tabus e modos de pensar construídos por uma sociedade.

Entenderam qual a diferença entre ética e moral? Sendo assim, podemos perceber que a ética tem mais a ver com a questão individual, enquanto a moral trabalha com o processo coletivo.

Agora que você já entendeu melhor a diferença entre ética e moral, que tal fazer alguns exercícios sobre o tema? Você também pode conferir nosso plano de estudos e otimizar seu tempo nos estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *