Professor Eduardo, de Filosofia, tira todas as suas dúvidas sobre esses dois importantes conceitos

Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidos, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem bem distinta. Por esse motivo, criamos esse post para te ajudar a entender a diferença entre ética e moral.

Diferenças entre Ética e Moral

De acordo com professor de Filosofia do Stoodi, Eduardo Baez, a palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.

Segundo o professor, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante: ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do homem e ensinam a melhor forma de agir e de se comportar dentro de uma sociedade.
– Mas de que forma seria isso?

Entendendo Ética e Moral 

Ética

“A ética é um conjunto de conhecimentos que são extraídos da investigação do comportamento humano, ao tentar explicar as regras morais de uma forma racional e científica”, explica o professor.

Resumindo, ela é uma reflexão da moralidade. A ética nos ajuda a responder perguntas do tipo eu quero? Eu posso? Eu devo?

Se você chegou à conclusão que fazer uma fofoca não é legal, você leva isso para o seu dia a dia e procura agir de forma ética. É comum as pessoas pensarem “não vou me meter, pois é antiético”.

Moral

Já a moral é um conjunto de regras que são aplicadas ao cotidiano. “É basicamente quando eu transformo a ética numa estrutura escrita e essas normas passam a ser aplicadas e usadas por todo cidadão. Elas orientam o indivíduo, norteando suas ações, seus julgamentos sobre o que é certo e errado”, completa Eduardo.

Se muitas pessoas acreditam que fofocar não é legal, com o passar do tempo esse ato entra num consenso geral e estabelece-se que falar dos outros, principalmente no ambiente de trabalho, é imoral.

Entenderam qual a diferença entre ética e moral? Sendo assim, podemos perceber que a ética tem mais a ver com a questão individual, enquanto a moral trabalha com o processo coletivo.

Agora que você já entendeu melhor a diferença entre ética e moral, que tal fazer alguns exercícios sobre o tema?

Você também pode gostar de:

O que é o conceito de verdade para a Filosofia?

Filosofia Medieval: Contexto histórico, grandes temas e principais filósofos

10 filmes para quem ama Filosofia

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!