Plural e singular: tire toda as suas dúvidas aqui | Stoodi

Plural ou singular: quando usar cada um? Veja como usar corretamente os termos óculos, calças, férias, costas e saudade e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Plural e singular: tire toda as suas dúvidas aqui | Stoodi

Veja como usar corretamente os termos óculos, calças, férias, costas e saudade

Nem sempre falamos da maneira que os gramáticos gostariam. Isso porque, na maioria das vezes, nos confundimos com o uso adequado de cada termo de acordo com a Norma Padrão da Língua Portuguesa. O plural e singular é um exemplo de erro gramatical cometido com facilidade.

Os 5 erros mais comuns de português no dia a dia

Julho chegou e com ele as breves e merecidas férias escolares. Ops, pera aí. Devo dizer que peguei uma férias ou umas férias?

Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural.

Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Caso você não queira usar dessa maneira porque a frase soa de uma forma que você não gostou, a alternativa é deixar claro que você vai falar sobre um período e usá-lo no singular. Por exemplo: Estou ansioso para entrar no meu período de férias.

Simples, né? Mas todo ano essa palavrinha gera dúvida nos nossos alunos.

Mais casos de singular e plural

Existem outras palavras que também nos causam estranhamento: óculos, calças, costas e saudade. Você sabe dizer se devem ser usadas no singular ou plural? Teste seus conhecimentos e veja a explicação abaixo:

Plural e singular: Óculos

– Não acho meu óculos ou não acho meus óculos?

os óculos, meus óculos
Quem tem óculos vive perdendo por aí. Sempre que isso acontecer, devemos dizer que perdemos o óculos (no singular) ou os óculos (no plural)?

Óculos é um substantivo masculino plural. Ele consiste num par de lentes que auxilia quem tem problemas de visão. Essas duas lentes são ligadas por uma armação.

Atenção: a junção delas compõe os óculos. Em outras palavras, são as lentes que juntas formam o par de óculos. Nos confundimos com frequência porque as lentes sempre estão interligadas.

Agora que você já sabe que o termo “óculos” deve ser escrito sempre no plural, lembre-se que o artigo nunca deverá ser no singular. Não estamos falando de um óculos, estamos procurando os óculos, tudo bem?

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi

Plural e singular: calças

– Você já vestiu a sua calça?

Calça é o substantivo campeão em erros de concordância. Isso é muito comum porque ele segue a mesma lógica de pares simétricos.

Quando nós colocamos a nossa roupa, estamos, na verdade, vestindo pares de calças e nunca uma calça somente. Dessa forma, devemos sempre utilizar esse termo no plural para realizar a concordância da frase.

Plural e singular: costas

– É costa ou costas?

gatos singular e plural
Na verdade, os dois. As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em contextos totalmente diferentes.

Costa, no singular, deve aparecer sempre que você quiser falar do litoral. Por exemplo: a costa litorânea do Brasil é muito extensa.

Costas, no plural, deve ser usada sempre que você quiser se referir à parte posterior do corpo. Por exemplo: dormi muito mal e estou com dor nas costas.

– Nossa, mas como pode ser no plural se só temos uma?

Antigamente, dizer que estava com dor nas costas significava que a pessoa estava com dor nas costelas. Foi assim que surgiu a expressão e, justamente por isso, ela é usada até hoje no plural.

Plural e singular: saudade

– Sinto muitas saudades de você!

singular e plural

Ao contrário de todas as dicas anteriores, saudade é um termo que deve ser usado sempre no singular. Isso acontece porque essa palavra é um substantivo abstrato.

Não temos como falar com quantas saudades estamos de alguém. Por exemplo: de zero a dez, com quantas saudades você está? Não existe uma forma de contar.

Como o próprio nome diz, é abstrato. Vale lembrar que essa mesma regra se aplica para palavras como ciúme ou felicidade.

Por isso, podemos concluir que a frase inicial está errada. Sempre que você quiser dizer que está sentindo falta de alguém, diga que está com saudade (no singular).

Leia também:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *