Mais de 60% da prova de Química do ENEM 2014 foi sobre o assunto

Agora que todos nós já sabemos os 8 tópicos mais abordados de química no ENEM, o prof. Igor vai revelar tudo o que você precisa saber sobre Química Orgânica para detonar nessa prova.

De acordo com o professor, esse assunto costuma aparecer com muita frequência no Enem. Para se ter uma ideia, em 2015 a prova estava recheada por compostos orgânicos, reações e nomenclatura. Das 17 questões de química, 5 falavam deste tópico, ou seja, aproximadamente 30% da prova de química.

“Já em 2014 esse percentual foi ainda maior: 62% da prova de química falou direta ou indiretamente sobre compostos orgânicos ou química orgânica” destaca Igor. É muita coisa, não é mesmo?

Para facilitar o estudo, o professor identificou como essas questões são formuladas. Segundo ele, é evidente que nem todas fazem perguntas diretas sobre o tópico, mas de um modo geral o aluno precisa ter conhecimento básico sobre este assunto para conseguir ter uma boa interpretação daquilo que o examinador está propondo e consequentemente detonar a questão!

Uma boa dica também é você ficar atento às características dos compostos orgânicos, já que, às vezes, uma propriedade ou uma estrutura pode ser a resposta para aquela questão mais difícil.

Química no Enem: principais dicas

“É fundamental saber nomenclatura”, conta o professor. Faz toda a diferença saber dar o nome dos compostos orgânicos e também, a partir do nome, montar as estruturas das substâncias.

Alguns compostos orgânicos também possuem nomes usuais que podem aparecer nas provas. Por exemplo: tolueno é o nome usual do metil-benzeno, utilizando na “cola de sapateiro” e solvente de tintas; o xileno é o dimetil-benzeno e pode ser encontrado como orto, meta e para-xileno.

Tudo sobre química orgânica

“Os alunos confundem bastante os gases acetileno e etileno”, comenta. Por terem nomes e estruturas bem semelhantes, fica muito fácil confundir. O acetileno é o etino, composto usado em maçaricos oxiacetilênicos; o etileno é o eteno, também comentado na biologia, uma vez que tem ação direta no amadurecimento de frutos.

Outro bastante comum é o ácido acético cujo nome oficial segundo as regras da IUPAC é ácido etanoico, presente no vinagre.

Reconhecer as funções orgânicas é também outro ponto onde o aluno precisa estar bastante afinado”, alerta o professo. É bater o olho e não ter dúvida sobre qual a função orgânica que o composto pertence.
Confira abaixo as funções orgânicas mais recorrentes no Enem e nos vestibulares:
Principais funções orgânicas que caem no ENEM

Por conta da grande polêmica gerada, é importante que o aluno fique atento à fosfoetanolamina, o composto orgânico presente na chamada pílula do câncer.

O que você precisa saber de química orgânica para o ENEM

Se você quiser saber mais sobre a fosfoetanolamina, o Stoodi preparou uma aula especial sobre o assunto.

A isomeria também é assunto recorrente no Enem. Para você arrasar e mandar muito bem na prova é importante saber os principais tipos de isomeria, ou seja, o estudo dos compostos orgânicos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas que se diferem em algum ponto de suas estruturas.
Isomeria no ENEM - química orgânica

Gostaram? Essas são as dicas de Química Orgânica. Entenda também sobre as séries orgânicas, ok?

Estudem bastante e revisem o conteúdo que a próxima dica da nossa série Detonando a Química do Enem é sobre Química Inorgânica.

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!