Viagem à Lua: Como a Corrida Espacial pode aparecer no vestibular?

Conheça o contexto e relembre o que foi a Guerra Fria

Viagem à Lua: Como a Corrida Espacial pode aparecer no vestibular?

Conheça o contexto e relembre o que foi a Guerra Fria

Foto: Reprodução/Divulgação

Hoje, dia 20 de julho, faz exatos 47 anos que o homem fez a sua primeira viagem à Lua. Nesse mesmo dia de 1969, o comandante Neil Armstrong saiu de sua cápsula lunar e andou lentamente na superfície do corpo celeste – completando a missão Apolo 11.

Neil ficou muito famoso por sua frase “é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Durante esse período, é importante lembrar que o mundo passava por forte instabilidade por conta do cenário de Guerra Fria.
O que foi mesmo a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um conflito ideológico que começou em 1945 – com o término da Segunda Guerra Mundial – e terminou em 1991 – com o colapso da antiga URSS.

Esse conflito também é considerado político (por se tratar de uma disputa de poder) e militar (pela disputa de quem tem a bomba atômica mais poderosa). Aconteceu entre os Estados Unidos que defendiam o sistema econômico capitalista e a URSS que defendia o socialismo.

Esses dois países competiam de diversas formas, sendo que uma delas foi ver quem chegava ao Espaço primeiro. Eles participaram da Corrida Espacial não apenas por conta do desenvolvimento tecnológico, mas também por uma questão de propaganda.

Conquistar o Espaço e ter tecnologia de ponta significava mostrar ao mundo o quanto aquele determinado país era moderno – e naquele momento isso era muito importante.

Dica: Resumo sobre Guerra Fria

Agora trazemos um exemplo das aulas de Geografia e História que podemos te proporcionar!

Neste vídeo, temos a honra de contar com um dos renomados professores da nossa marca Stoodi, especialista em trazer clareza e profundidade aos temas mais desafiadores.

Prepare-se para uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente, onde os conceitos serão desvendados de forma acessível e interessante.

Como isso pode cair no vestibular?

O professor Eduardo acredita que o vestibular dificilmente cobrará a Corrida Espacial questionando a sua data, o nome dos envolvidos e outros aspectos “técnicos”. De acordo com ele, esse assunto será abordado sob a ótica de seu contexto: a Guerra Fria.

“A Guerra Fria tem dois momentos iniciais muito interessantes. O primeiro é na década de 40 que se tem um perigo iminente de confronto, principalmente por causa da Guerra da Coreia. O segundo é na década de 60 com o processo da Revolução Cubana, quando a tensão começa se intensificar novamente”, introduz.

É justamente nesse segundo momento que a Corrida Espacial se torna uma das principais marcas da rivalidade entre EUA e URSS.

É importante lembrar que em 1953, quando Nikita Kruschev assumiu o poder da URSS, ele passou a denunciar os crimes de guerra do Stalin, tentando desvincular a imagem da URSS desses crimes de guerra. Porém, esse período mais tranquilo durou somente até 1959.

Faça já o seu cadastro no Stoodi, e tenha acesso grátis durante 14 dias ao conteúdo do cursinho online que mais aprova no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *