Geografia: quais os assuntos que mais caem no ENEM?

Prof. Érico indica alguns tópicos que marcarão presença no exame

Geografia: quais os assuntos que mais caem no ENEM?

Prof. Érico indica alguns tópicos que marcarão presença no exame

 

Atenção, galera que está com foco total no ENEM: com base na matriz de competências do edital do ENEM, o prof. Érico revelou quais são os assuntos de geografia que mais caem na prova.

De acordo com ele, o aluno deve focar na parte de geologia, se preparando para responder questões sobre clima, relevo e outros tópicos do meio físico. Além disso, é importante rever grandes temas como população, urbanização, indústria, comércio e agricultura.

Outros dois pontos que costumam ser bastante abordados são: a geografia regional do Brasil – mesmo porque o ENEM é uma prova nacional que foca nas questões interna do país – e a geopolítica de um modo geral.

“É importante lembrar que as aulas de atualidade que estão sempre em sintonia não só com a Geografia, mas com outras matérias também”, diz o professor. Saber relacionar os acontecimentos com questões geográficas fará o aluno ter um desempenho melhor.

“Interpretar recursos cartográficos pode mudar sua nota consideravelmente”, recomenda o Prof. Érico. Vale a pena treinar e aprimorar algumas habilidades.

Veja pontos específicos que todo candidato precisa conhecer, segundo a matriz de competências:

Você precisa saber fazer a leitura de mapa temático, físico e político. É necessário entender também das tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

Outro ponto interessante é reconhecer a apropriação dos recursos naturais e os impactos ambientais principalmente relacionados às atividades econômicas do Brasil.

Além disso, vale a pena dar uma revisada nas aulas de recursos minerais e energéticos, desde a sua exploração, até suas consequências. O mesmo acontece com os recursos hídricos.

Muito provavelmente cairão perguntas sobre mudanças climáticas, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida e destruição da camada de ozônio. É por isso que vai fazer toda a diferença você saber a origem e evolução do conceito de sustentabilidade.

Se você sabe e já revisou tudo sobre o uso e a conservação dos recursos naturais, da estrutura do solo e do relevo, fique tranquilo, pois está indo pelo caminho certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *