Método Pomodoro: porque é importante fazer pausas durante o estudo?

Especialista em rotina escolar explica como a pausa pode ajudar no dia a dia do vestibulando

Método Pomodoro: porque é importante fazer pausas durante o estudo?

A proximidade com o vestibular pode gerar várias dúvidas na cabeça do estudante. Talvez, a mais comum delas seja: devo fazer pausas durante o estudo ou sigo direto? Se por um lado o aluno precisa estudar com mais qualidade, por outro ele não quer perder tempo, saiba como o Método Pomodoro pode lhe ajudar.

“Sem dúvidas, é necessário fazer pausas”, afirma Natalia Ortiz, consultora e especialista em rotina escolar. De acordo com ela, quando você estuda durante uma carga horária pesada, o cérebro acaba não entregando o seu maior potencial.

As pausas são, portanto, momentos para você arejar o seu cérebro e conseguir aumentar a produtividade do seu estudo. É similar ao processo de comer a cada 3 horas: o corpo precisa de um estímulo para se empenhar novamente naquilo que você está fazendo.

Minha pausa deve ser de quanto tempo?

Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns professores indicam uma pausa de 15 minutos entre 1 ou 2 horas estudadas, mas vale a pena fazer uma experiência e ver como o seu corpo responde ao processo.

“Eu estudo e indico o Método Pomodoro”, conta Natalia. Ele funciona da seguinte forma: você deve estudar 25 minutos, fazer uma pausa de 5. Estuda mais 25 minutos, faz outra pausa de 5. Depois, você estuda por 25 minutos e faz uma pausa maior de 15.

Natalia conta que isso a ajudou a reter conteúdo, principalmente porque fazia muitas leituras. Hoje, ela estuda 55 minutos e para 5, pois foi experimentando, vendo como o corpo dela respondia melhor e achou um tempo ideal.

“Meu rendimento subiu para 50% usando esse método”, declara.

Alem disso é muito importante destacar que o tempo deve ser cronometrado – tanto para a pausa, quanto para o estudo.
Se você tem dificuldade em seguir o horário e acaba se distraindo, uma dica é utilizar o cronômetro do seu celular. Muitos alunos preferem usar em modo avião para não receberem notificações das redes sociais.

Já que vou fazer pausas, posso estudar todo os dias?

É aconselhável que não.

Segundo Natália, é fundamental que os estudantes separem um dia por semana para se divertirem e “nem lembrarem que o estudo existe” – principalmente na fase pré-vestibular.

Agora que você já sabe como a técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos, cadastre-se no Stoodi gratuitamente e comece a se preparar para o vestibular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *