ENEM: O que mais cai no caderno de Ciências da Natureza?

Confira os principais temas de Física, Química e Biologia

ENEM: O que mais cai no caderno de Ciências da Natureza?

Diferente da prova de Matemática do ENEM, que os grandes temas se destacam com diferenças visíveis, o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias possui quase 15 tópicos bastante abordados com proporção bem parecida.
Veja o gráfico abaixo produzido pelo Guia do Estudante:

Esse caderno possui questões de Química, Física e Biologia. Segundo o levantamento da revista, o ENEM costuma contextualizar suas perguntas usando o nosso cenário atual. Não é difícil encontrar, por exemplo, questões que falem sobre meio ambiente e a sustentabilidade no Brasil.

Então, se quer uma dica: revise e fique craque nisso!

Para te ajudar a direcionar os seus estudos, nossos professores analisaram algumas edições passadas do exame e destacaram quais são os principais conteúdos de cada disciplina. Confira as tendências:

Biologia

O prof. Rafa e o prof. Davis alertam: ecologia e temas relacionados à saúde caem com tudo no ENEM.

A ecologia costuma aparecer contextualizada por qualquer assunto que apresente impacto ambiental. Se ele for citado na mídia, então, as chances aumentam. A dica é revisar os principais temas que incluem sustentabilidade, a sucessão ecológica, os distúrbios ambientais e evolução.

Já em relação às questões de saúde, você deve se preparar para responder perguntas sobre doenças – como dengue, zika e chikungunya –, além de estar por dentro do tema drogas.  Vale a pena revisar também genética, tanto os aspectos gerais, como as mutações, por exemplo.

Química

Para detonar em química, o prof. Igor separou 8 tópicos que precisam ser revisados antes da prova. São eles:

Ele chama a atenção também para o formato das perguntas. “As questões, de um tempo para cá, estão muito teóricas e abrangentes”, conta.

De acordo com ele, se o aluno não mantiver o foco e seguir exatamente o que diz o enunciado, ele pode se confundir inteiro.

Física

Já em física, a conversa não fica muito diferente. Prof. Douglas revela que os principais temas são: ondas, mecânica,  elétrica e ótica.

A dica do professor é relembrar o básico de reflexão e refração de luz. Em relação à mecânica, é legal dar uma atenção à conservação de energia e quantidade de movimento. Outro ponto importante é dominar os circuitos elétricos, além de saber o básico de eletrostática e eletromagnetismo.

Gostou das dicas e quer saber mais? Cadsatre-se gratuitamente no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *