Blog do Stoodi

Veja o que revisar sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia


Foto: Reprodução/Divulgação

 

Estamos chegando ao nosso último post sobre os cadernos do ENEM. Agora que você já sabe o que pode cair na prova de Linguagem, na de Matemática e em Ciências de Natureza, vamos explorar o que pode aparecer no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologia.

Nesse espaço, você responderá questões sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A revista Guia do Estudante fez um mapeamento e destacou alguns temas recorrentes no exame.

Veja o gráfico:

Para facilitar o seu estudo, convocamos o nosso time de craques: os professores Dimas, Érico, Eduardo e Braian. Eles vão comentar quais são os principais assuntos que você deve revisar e vão arriscar alguns palpites.

 

História

Analisando o histórico do ENEM, Dimas explica que essa prova costuma abordar menos História Geral e acaba focando mais em História do Brasil. Isso pode mudar tudo no seu estudo.

“Muita atenção em assuntos como a Era Vargas, a ditadura militar e o golpe de 64”, afirma o prof. Outro tema bastante recorrente é a escravidão - ela costuma aparecer em pelo menos uma questão por edição.

Dimas destaca uma característica muito forte do ENEM que é abordar algumas passagens de período. Por exemplo, vale a pena dar uma olhada novamente na chegada da família real portuguesa e na abertura dos portos – isso tudo acontece exatamente na passagem do Brasil Colonial para o Brasil Independente.

“O ENEM sempre possui alguma questão sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna”, revela Dimas. A última dica é sempre procurar relação com as ciências sociais, pois a prova pede isso com frequência, em suas “questões interdisciplinares”.


Geografia

A Geografia do ENEM também dá um espaço maior para os temas nacionais. Na parte de Geologia, é legal se preparar para responder questões sobre clima, relevo e tópicos do meio físico em geral.

Como é uma prova que possui muita análise crítica, provavelmente será pedido que você interprete algum recurso cartográfico, por exemplo. Temas como urbanização, comércio, população, indústria e agricultura também costumam ser cobrados.

Conhecer as particularidades de cada região do Brasil pode somar alguns pontos na sua nota final. Não se esqueça de revisar as partes principais da Geopolítica – ela precisar estar afiada e alinhada com as atualidades.


Filosofia

Diferente das matérias anteriores, o que mais se vê no ENEM é a Filosofia Clássica. Separe um tempo em seu cronograma e revise tudo sobre Platão e Aristóteles. A dica do prof. Eduardo é dar uma olhada na questão da alegoria da caverna.

Na Filosofia Moderna, você precisa estar preparado para falar sobre Rene Descartes. Além dele, outro nome forte é Isaac Newton, com sua teoria do universo mecânico. Já na Filosofia Contemporânea, vale a pena pesquisar sobre John Locke, Jean-Jacques Rosseau e os pensadores da escola de Frankfurt.


Sociologia

“O ENEM costuma abordar mais a Sociologia Brasileira”, conta o professor Braian. Segundo ele, é legal conhecer os seguintes sociólogos:

  • Sérgio Buarque de Holanda
  • Roberto DaMatta
  • Darcy Ribeiro
  • Florestan Fernandes
  • Gilberto Freyre

 

Mas não se esqueça da Sociologia Clássica: Marx, Weber e Durkheim – não será surpresa se eles aparecerem em alguma questão.

O professor finaliza revelando que os temas mais abordados são: trabalho, política e contrastes sociais 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.